Rede Novo Tempo de Comunicação

O que ela podia fazer?

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 20/01/2022 - 03h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

I Samuel 22:33 – O Senhor é a minha fortaleza e a minha força e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.

Hoje quero falar um pouco sobre Bate Seba. Bate Seba significa “a sétima filha” ou “filha de um juramento”. Era casada com um dos valentes de Davi: Urias. Enquanto seu marido estava lutando, o rei mandou chamá-la.

Naquela época não se dizia não à ordem de um rei: ou ela obedecia ou isto lhe custaria a vida. Obediente à ordem do rei, Bate Seba foi tomada por Davi. Ela não tinha proteção. Diante de Davi para satisfazer seus impulsos sexuais, a situação estava totalmente fora de seu controle. Usada, ela foi descartada pelo rei. Como a situação não poderia ser pior, ela ficou grávida.


A penalidade para ambos era o apedrejamento, mas Davi era o rei. Se Davi não a protegesse, ela sofreria a pena, sendo exposta como adúltera, cuja morte era o apedrejamento (Lv 20:10). Então Davi arquitetou um plano para que Urias se deitasse com a mulher dele; mas em sua dignidade, ele rejeitou e foi portador de sua própria sentença de morte.

Bate Seba percebeu que sua situação estava ainda mais fora do seu controle. Sua família fora destruída por um rei e, para piorar, Davi era sua única chance. O rei a tomou como esposa, porém, o filho do adultério morreu.

A Bíblia não relata os sentimentos de Bate Seba, mas podemos imaginar quanta dor Davi lhe causou: abuso, assassinato do marido, destruição de sua família, casamento com o abusador e assassino, ser apenas mais uma entre as outras esposas do rei e ainda sofrer o luto da morte de um filho.

Deus não esteve ausente em todo esse tempo. Depois da morte do bebê, Bate Seba foi mãe de mais quatro filhos com Davi e, um deles foi sucessor do trono de Israel e o rei mais sábio que já existiu na Terra. Por meio de Salomão, Bate Seba faz parte dos descendentes de Jesus (Mt 1:6).

Todos enfrentamos situações em que temos o poder de mudar as coisas, precisando apenas da coragem e da determinação dadas por Deus para agir. Mas, às vezes, como Bate Seba, ficamos à mercê de situações fora de nosso controle e muito afetados pelos erros e decisões de outras pessoas. E como Bate Seba, infelizmente, não podemos fazer as coisas voltarem a ser como eram antes. Não podemos corrigir os erros dos outros e refazer a rota. No entanto, Deus nunca perde o controle da situação e Ele tem poder para desembaraçar nosso caminho, escrevendo uma nova história para cada filho Seu.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Pai, eu não consigo entender todas as coisas que acontecem na minha vida, mas eu compreendo que o Senhor tem controle de todas elas e que não importa quão difíceis estejam, o Senhor pode perfeitamente desembaraçar o meu caminho e mudar a minha história. Ajuda-me a crer que estás trabalhando nisso e por amor, cura as minhas mais profundas dores com o Seu imenso amor. Em nome de Jesus, amém!