Rede Novo Tempo de Comunicação

Neemias 13

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 12/12/2019 - 02h43
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Aqui em Neemias 13:1-22, vemos que as reformas de Neemias durante seu segundo período administrativo se conectam com as anteriores, centradas no templo e na santidade do povo de DEUS. Primeiramente ele purificou a câmara do templo que havia sido entregue a Tobias, fazendo nela uma limpeza cerimonial. Em segundo lugar, insistiu no cumprimento do dever de entregar os dízimos e ofertas, recursos necessários para o sustento dos obreiros do templo.

Esta seção encerra mais uma vez com uma súplica do tipo “Lembra-te de mim”. Em terceiro lugar, Neemias restaurou a Guarda do Sábado Verdadeiro, que não combinava com negócios no Dia Santo, mesmo que os comerciantes não fossem judeus. Sua preocupação é refletida no Mandamento do Sábado, que incluí servos e estrangeiros que residissem na casa de um israelita.

A partir do verso 23 temos a condenação do casamento misto; outra questão abordada anteriormente por Neemias. Aqui é interessante a menção de que os filhos dos casamentos mistos tinham dificuldade para falar judaico. E a reação de Neemias é surpreendente: amaldiçoa, espanca e arranca cabelos. Não era uma oposição aos diferentes idiomas.

É que a língua materna afetava a lealdade religiosa. A educação religiosa daquelas crianças estava sendo inadequada, e isso levaria à apostasia. Os casamentos mistos levavam ao pecado. E ainda hoje, quando um crente se casa com um descrente, a chance dele se apostatar é muito grande. Meu amigo, precisamos ficar do lado da Palavra de Deus.