Rede Novo Tempo de Comunicação

Na escuridão das catacumbas

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 27/09/2021 - 03h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Na escuridão das catacumbas

Apocalipse 2:9 – Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico.

Paulo fora decapitado e Pedro crucificado de cabeça para baixo, ambos em Roma. “Pela fé” eles e muitos outros morreram como heróis porque decidiram andar com Cristo e não com o mundo. Mas outros os seguiriam. As palavras do texto bíblico que li se referem aos que sofreram pela fé em Cristo durante as perseguições em Roma.

A nascente igreja cristã de Roma, bem pode ser chamada de “a Igreja das Catacumbas”. É neste tempo que “a história identifica os cristãos com as Catacumbas… esse berço do cristianismo em Roma” (As Catacumbas de Roma, p. 70). As catacumbas (cata – dentro; cumba – inclinação) são galerias escavadas na terra, usadas como esconderijo, lugar de culto ou sepulcros. Depois se tornou morada permanente dos cristãos, porque os romanos veneravam os sepulcros como sagrados e assim os cristãos não eram molestados. A vida dos primeiros cristãos em Roma consistia de “perseguição, quando sobre a terra, e oração, quando debaixo da terra” (Fox’s Book of Martyrs, p. 11).

Em Roma existem 77 catacumbas: 5 de judeus, 10 de pagãos e 62 de cristãos com cerca de 200 quilômetros de galerias, de 7 a 20 metros abaixo do solo; têm 2 metros e meio de altura por um a um metro e meio de largura. A “Catacumba de São Calixto”, a principal, tem 17 quilômetros de galerias e abriga 100 mil túmulos! À luz de velas é possível ver diversas capelas, túmulos, nichos, pinturas murais com inscrições e epitáfios, símbolos, tanto de cristãos como de pagãos. Quase todos revelando e contando a triste história das perseguições cruéis e injustas.

A maioria das inscrições revelam fé e esperança. Eis algumas: “Aqui jaz Márcia, posta a descansar num sonho de paz.” “Vitorioso na paz em Cristo”. “Sendo chamado, ele foi em paz”.

Que diferença dos epitáfios pagãos. Para estes a morte é o fim, não há esperança. Diz um: “Vive para a presente hora, porque não estamos seguros de nada mais.”

Para nós cristãos, que cremos na Bíblia, a morte é apenas um sono temporário, até que volte Jesus. Para nós, mesmo na morte, haverá triunfo, paz e felicidade em Cristo!

Não vivemos mais nas Catacumbas. Nelas, porém, cristãos nasceram. Viveram lá dentro e lá morreram e foram sepultados sem nunca terem visto a luz do dia! Para lá foram porque queriam continuar vivendo e andando com Deus.

As Catacumbas são um fiel testemunho para nós hoje da dedicação com que devemos viver para Jesus. Será que estamos aproveitando a liberdade que temos para andar com Cristo e viver à altura da fé que Ele nos legou?

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Obrigado, Pai, pela liberdade que ainda temos de louvar e adorar o Teu nome. Ajude-nos a viver o evangelho em sua plenitude! Que nossa fidelidade permaneça inalterável em toda e qualquer situação. Por favor! Em nome de Jesus, amém!