Rede Novo Tempo de Comunicação

Anda na Minha presença!

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 06/10/2021 - 03h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Gênesis 17:1 – Eu sou o Deus todo-poderoso: anda na Minha presença, e sê perfeito.

Esta declaração foi feita 24 anos depois que Abrão atendeu ao chamado de Deus para sair de Harã e se dirigiu à Terra Prometida. A promessa do filho herdeiro não se tinha cumprido ainda. Agora o Eterno muda o seu nome de Abrão, “pai exaltado”, para Abraão, “pai de uma multidão” e lhe promete uma descendência numerosa (Gn 17:5 e 6).

Tudo estaria de acordo com o plano de Deus se tão-somente Abraão andasse com Ele e obedecesse. E para que Abraão soubesse como agir, o Senhor lhe aconselhou:’ ‘Anda na Minha presença, e sê perfeito”. Ao dizer isto, Deus por certo, sabia que nós, seres humanos, às vezes pensamos que podemos ajudá-Lo na realização dos Seus planos.

Foi exatamente o que Abraão fez ao aceitar o conselho de Sara, sua mulher, para que se deitasse com uma das servas dela para adiantar o plano de Deus e assim ajudá-lo no demorado cumprimento da promessa. E nasceu Ismael em lugar de Isaque. Abraão se equivocou e, às vezes, nós também, quando nos adiantamos aos planos de Deus para nós. Por isso, Deus, depois do nascimento de Ismael, recomendou ao Seu servo que andasse com Ele, tivesse paciência, e fizesse as coisas com perfeição, não mudando os planos divinos.

Como Abraão e Sara podemos estar fazendo planos de vida que não estão em harmonia com os do Senhor. Isto poderá nos trazer grandes dores de cabeça que podemos evitar se buscarmos saber hoje qual o plano de Deus para nossa vida.

Há duas coisas que podemos fazer para saber qual o plano de Deus para nós:

1. Orar e esperar enquanto Deus trabalha em Seu plano para nós; o Senhor nunca está com pressa, mas Ele trabalha e não para; é nossa parte esperar com paciência e fé e caminhar confiando nEle; não adianta querermos ajudar a Deus; Ele nos revelará no devido tempo o Seu plano.

2. Ter convicção de que Deus está presente em nossa vida, cada dia. Perguntemos a Ele: “Que faremos, Senhor?”

E, quando tudo estiver claro para nós, aceitemos o plano de Deus, ainda que isto importe em abandonar nossos mais caros planos.

Abraão começou bem. Com fé e coragem saiu de Ur. Mas no caminho falseou o pé algumas vezes até que Deus teve de fazer prova de sua fé e lealdade no sacrifício de Isaque. Desde então, e por 40 anos, Abraão andou de tal maneira com Deus que se tomou o “amigo de Deus” e o “pai da fé”. O que ele disse ao servo: “O Senhor em cuja presença eu ando…” atesta bem de sua amizade com o Eterno! (Tg 2:23; Gn 24:40.)

Que diz o Senhor de nós? Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Ajuda-me, Pai, a andar em Tua presença todos os dias da minha vida. Toma conta de cada cantinho de meu coração. Por favor! Em nome de Jesus, amém!