Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 83

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 24/04/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido amigo ouvinte, tudo bem com você? Você tem lido a Bíblia diariamente? Como tem sido, pra você, a experiência de ler, a cada dia, o capítulo bíblico do Dia? Você está sentindo que a sua vida está passando pelo reavivamento? Temos que permitir que Deus vá reavivando e reformando a nossa vida a cada dia, hein? Ontem eu falei pra você que o salmo 82, que é o salmo dos Juízes Injustos Impedidos Por Deus, está ligado ao Salmo 83 que é um Grito De Socorro Contra Uma Confederação Do Mal.

É que o povo hebreu estava correndo perigo, por causa da ambição dos vizinhos deles, foi o que vimos no Salmo de ontem. Mas é interessante, que mesmo assim, a maior aliança de estados adjancenes à Palestina que a gente encontra no Velho Testamento, tá aí nos versos 6-8 do Salmo de hoje, o 83. Nem aquela coligação que foi feita contra Josafá lá em segundo Cronicas vinte, foi tão abrangente como essa aí. O autor desse poema aqui deve ter sido Jaaziel. O Salmo 83 é uma lamentação nacional típica em tempo de grande perigo. Considerando que os inimigos de Israel eram automaticamente os inimigos de Deus, o nome de Deus (Yahweh) está em jogo.

A ocasião não pode ser identificada com certeza, ainda desconhecemos um período da história de Israel onde tenha existido tal confederação de nações. O salmo talvez se refira a um acontecimento não registrado em outro lugar qualquer da história de Israel, ou talvez se refira a grupos tribais que simplesmente deram apoio moral em um período de crise. O que podemos aprender do Salmo 83 é que mesmo diante de hostilidades, podemos suplicar ao Senhor que repita as proezas já realizadas no passado para a libertação do Seu povo. Portanto, continue procurando estar reavivando e reformando sempre a sua vida, em Jesus, inclusive, com a leitura do Salmo 83, tá ok?. Um abraço, Pr. Valdeci Jr.