Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 78

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 20/04/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E então, meu querido irmão, minha querida irmã, tudo bem com você? O título do texto bíblico de hoje é: “A providência divina na história do seu povo – Salmo didático de Asafe”. Por quê? É porque de todos os hinos nacionais de Israel, o Salmo setenta e oito é o que cobre uma maior extensão histórica, sabia? É sério. É que no salmo setenta e oito, meu amigo, é repassada a história do povo de Israel, desde o Egito até o estabelecimento do reino no tempo de Davi.

Eu tenho aqui comigo a Bíblia de Estudos Almeida, e ela comenta assim oh: abre aspas: Meditação sobre a história de Israel desde o êxodo do Egito até a instauração da dinastia davídica. O relato poético dos acontecimentos históricos apresenta, repetidamente, o amor e a fidelidade do Senhor em oposição à constante infidelidade e rebeldia do seu povo. Fecha aspas. Ou seja, ao escrever esse salmo, o que foi que o Salmista fez? Ele recordou o passado, com as repetidas conquistas, com as repetidas rebeliões, e também com os merecidos sofrimento e castigo, que, infelizmente tinham acontecido, com a finalidade de dar uma admoestação, ali pro povo de Israel, pra que eles fossem fiéis a Deus, tanto naquela época quanto no futuro.

Então, o salmo setenta e oito, ele é, assim em essência, um salmo didático. Entende? Ele tem assim o objetivo de ensinar a viver uma vida justa. É isso. E é por isso que ele não traz a cronologia histórica com muita preocupação de ser exato em todas as datas, seqüências e detalhes. Daí, o que o autor desse salmo faz é colocar os assuntos históricos como melhor convém a este propósito que ele tem, de mostrar a bondade de Deus, apesar do fato do povo de Israel ser tão rebelde. Esses é o salmo que você precisa ler hoje, na sua bíblia, no seu momento devocional, pra enriquecer a sua vida espiritual, fortalecer a sua fé, construir o seu caráter e preparar sua vida pra eternidade, tá certo? Então faça isso, meu querido irmão em Cristo! Um abraço, Pr. Valdeci Jr.