Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 68

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 10/04/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido amigo ouvinte, como é que você está? Deixa eu fazer uma pergunta pra você. Você tem medo das pessoas más? Você tem medo do mal que alguém talvez lhe possa fazer? Você já se sentiu injustiçado? Então, saiba que você não está sozinho nessa não, meu amigo. É só você ler o salmo programado para a leitura de hoje, que é o salmo sessenta e oito, que você vai identificar-se com Davi, que sentia também a mesma coisa. Mas, espere aí um pouco.

A realidade não tem só esse lado não. Aliás, o lado mais real, é o do cuidado de Deus, apesar dos pesares. Vai dizer que você também nunca sentiu que Deus cuidou de você? Claro que já, né? É por isso que João Calvino, na sua obra As Institutas da Religião Cristã, na parte que ele fala do emprego da doutrina da providência divina, o Calvino, ele nos dá o seguinte conselho. Ele argumenta assim no sentido de que se o coração do cristão estiver totalmente convicto de que todas as coisas estão sujeitas à ordenação de Deus, e convicto também da verdade de que nada, do que acontece aqui, acontece por acaso, o cristão sempre vai olhar em primeiro lugar, pra Deus, e depois, pros problemas da vida.

Mas é claro, sem ignorar as causas secundárias, e dando a elas também o seu lugar apropriado. Não vamos responsabilizar a Deus por coisas com as quais Ele não tem que ver, não é mesmo? Então, meu querido, para esse entendimento, é importante que você leia o texto bíblico de hoje, que é o Salmo 68, que nos trinta e cinco preciosíssimos versículos elaborados por Davi, compondo um arrazoado sobre a vitória de Deus sobre os seus inimigos, em forma de poema. Eu deixo aqui pra você algumas palavras dos dois últimos versos, que dizem: “tributai glória a Deus; Ele dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus”. Amém? Pegue a deixa, fique com tudo. Tchau! Um abraço, Pr. Valdeci Jr.