Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 54

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 27/03/2020 - 02h38
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Existem vários tipos de Salmos.  Os mais conhecidos são os salmos de louvor, que se concentram assim na pessoa de Deus e descrevem a natureza e a qualidade do Senhor. Um outro tipo de salmos, ouvinte, que a gente encontra quando a gente classifica os salmos por temas, são os salmos históricos.

É um tipo de salmos que faz uma recapitulação das ações de Deus em favor do povo dEle. Tem também os salmos de relacionamento. Você vai descobrir que o tema de um salmo é relacionamento, quando você perceber que o salmo vai estar explorando o relacionamento pessoal entre Deus e o fiel. O clamor por justiça, também é tema de muitos salmos.

Os salmos imprecatórios é onde você vê o adorador clamando pra que Deus derrote as pessoas más. Você encontra também os salmos de penitência, quando o salmista está expressando a tristeza dele com respeito as falhas que ele tenha e confessando os pecados dele pra Deus.

Tem os salmos messiânicos, que se referem de alguma maneira a Cristo, que viria da linhagem de Davi, e muitas vezes são citados lá no Novo Testamento. E tem também os salmos litúrgicos, que eram os salmos usados na adoração e no culto público, no Israel antigo, em eventos anuais ou em épocas especiais. O Salmo de hoje é uma súplica individual, onde o salmista pede auxílio a Deus contra a violência dos inimigos dele.

Foi um poema que Davi escreveu. Quando os zifeus foram a Saul e disseram: “Acaso Davi não está se escondendo entre nós?”, Davi escreveu esse poema e mandou entregar para o mestre de música para executá-lo como uma canção ao som dos instrumentos de cordas.

E é um poema que representa tantas situações humanas, que veio parar no cânon sagrado e ficou preservado pra gente até hoje, porque pode ser a sua oração também, meu querido amigo ouvinte, quando diz assim: “Salva-me, ó Deus, pelo teu nome; defende-me pelo teu poder”. Num é mesmo? Eu me identifico muito com ele quando diz assim: “Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém”. Muito bom isso, concorda? Então, leia hoje o Salmo 54!