Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 52

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 25/03/2020 - 02h35
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Muito bem, estamos aqui mais uma vez, com mais um salmo. No que temos lido por esses dias no livro dos Salmos, em todos esses Salmos que o projeto Reavivados Por Sua Palavra tem nos proposto para os lermos, temos visto salmos de diferentes temas.

É que os salmos não estão organizados por tópicos. Eles foram organizados de acordo com a época em que eles foram sendo acrescentados à coleção oficial de poemas inspirados, que os hebreus tinham.

Então, ao mesmo tempo que você tem um salmo de um jeito, você já passa prum salmo de outro jeito, e você não pode esperar ver, na sequencia, dum salmo pro outro, uma sequencia de linha de pensamento, não. Cada salmo é um salmo, e deve ser entendido separadamente.

Às vezes também os temas, de um salmo pro outro, se repetem. Mas, de um jeito ou de outro, o que a gente pode fazer também é classificar alguns salmos, com base no conteúdo deles. Existem os salmos de louvor, históricos, de relacionamento, imprecatórios, de penitência, messiânicos e também os salmos litúrgicos.

Agora, o Salmo de hoje está classificado entre os que chamamos de sapienciais, ou didáticos, que são meditações sobre a natureza da vida humana e das ações divinas. Porque no Salmo 52 Davi não se dirige a uma pessoa em particular, mas dialoga com uma pessoa imaginária, que representa todos os que só confiam no seu poder e nas suas riquezas.

Veja, no Salmo 52, como essa denúncia profética adquire maior força. É um dravídico, que ele escreveu para o mestre de música quando o edomita Doegue foi a Saul e contou pra Saul que Davi tinha ido à casa de Abimeleque. Primeiro ele dá nos dedos de Doegue. Depois ele mostra como as pessoas que buscam ao Senhor estarão bem cuidadas pelo Senhor.

E por fim, por causa disso, ele louva a Deus e proclama a bondade dEle. Ou seja, se alguém tentar puxar seu tapete, deixe que Deus faça a justiça, se apegue ao Senhor e proclame Sua bondade, e Ele cuidará de você. Amém?