Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 49

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 22/03/2020 - 02h17
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? É? Você tem descoberto novidades, ao ler a palavra de Deus? A leitura da Bíblia tem feito você ficar curioso pra aprender mais? Que lições você tem tirado do seu estudo das Escrituras? Tá lembrado que ontem eu comecei a passar pra você aqui mais uma dica de três partes pra você usar pra tornar a sua leitura bíblica mais interessante?

Vamos colocar essa dica em prática hoje, novamente, ao lermos aí o Salmo 49? Vamos? Olha só. Quando eu li este Salmo agora, pra mim foi como se tivesse lido pela primeira vez. Claro que no passado eu já tinha lido esse salmo muitas outras vezes. Mas a palavra de Deus se renova.

Então, uma coisa aí nesse salmo que pra mim foi novidade hoje, foi encontrar, no Antigo Testamento, dentro de um salmo, a proposta de ensinar alguma coisa contando uma parábola. Geralmente quando se fala de proposta de ensinar algo por parábola nós lembramos dos Evangelhos e de Jesus, né? Pois é, tem isso também nos Salmos, quer ver só, dá uma olhada aí no Salmo 49.

Agora, a dúvida que eu encontrei foi no verso 4, porque eu fiquei sem entender essa expressão “decifrarei o meu enigma ao som da harpa”. Aí fui pesquisar num comentário bíblico, e descobri que pode-se explicar essa frase à luz de 2 Reis 3:14-15: por meio de uma música suave, o profeta se prepara para receber de Deus a revelação de uma mensagem que, por sua vez, ele comunicará depois aos demais”.

E por último, a aplicação que tiro desse Salmo é que um homem cheio de honras mas sem entendimento é apenas um besta. Uma novidade, uma dúvida e uma aplicação. Essas três coisas são as que eu tirei do salmo 49.

Mas você também pode tirar as suas, diferentes. Topa fazer esse exercício? Então, leia o Salmo 49, e anote: algo que para você foi apresentado como novo, nessa leitura, uma coisa que tenha levantado uma curiosidade para você, e uma lição de vida. Compartilhe esses ensinamentos. E que Deus lhe abençoe.