Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 43

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 16/03/2020 - 02h32
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu irmão, tudo bem? Ontem nós começamos a ler o segundo livro dos Salmos, que vai do salmo quarenta e dois ao salmo setenta e dois, e no que eu comentei ontem sobre o Salmo quarenta e dois, eu já falei quase tudo sobre o salmo de hoje, que é o 43, porque esses dois salmos, o 42 e 43, eles, na realidade, formam um só poema, apesar de que os editores modernos da Bíblia o quiseram dividir em dois salmos, né?

A lógica de dividir o poema em dois é porque tem mesmo uma primeira parte, que fala mais do anelo da alma por Deus, e tem uma parte final que fala dos desejos mais pelo Santuário.

Mas só pela repetição do mesmo estribilho que está no Salmo quarenta e dois versos cinco e onze e no Salmo quarenta e três verso cinco, e também pela presença de outras expressões que também se repetem, como no verso nove do Salmo quarenta e dois e no verso dois do Salmo quarenta e três, você pode ver que se trata de um texto só, que é na verdade uma súplica de um israelita piedoso, talvez um sacerdote, ou um levita, que se encontra exilado num ambiente hostil e, sobretudo, longe do templo de Jerusalém.

Nessas horas a gente valoriza as bênçãos de Deus, num é mesmo? Então faça sua leitura de hoje.