Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 42

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 15/03/2020 - 02h29
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? O que você já aprendeu hoje sobre o salmo 42?  Sabe que, existem muuittas canções contemporâneas que usam a letra do Salmo 42, né. Mas hoje eu quero apresentar aqui o que as notas de rodapé da Bíblia de Estudos Almeida comentam sobre algumas partes deste Salmo. Que diz assim ó. 

“No templo de Davi, os filhos de Corá, isto é, os seus descendentes, passaram a exercer diversas funções no templo. A eles são atribuídos os Salmos 42-49; 84-85; 87-88. 42.2 Quando irei e me verei perante a face de Deus? Esta pergunta expressa o ardente desejo de ver novamente o templo e participar do seu culto.

Outra tradução possível: Quando me apresentarei diante de Deus? 42.3 O teu Deus, onde está? Pergunta cheia de sarcasmo, que se encontra com frequência nos lábios dos pagãos, quando os fiéis do Senhor padecem algum sofrimento ou passam por alguma situação difícil. 42.5 Porque estás abatida, ó minh’alma?

Porque te perturbas dentro de mim?  Este estribilho divide o salmo em três partes iguais, cada qual com a sua contribuição própria, mas também com os temas característicos do poema como um todo: o abatimento do salmista e a saudade de Deus e do Seu templo. 42.6 O outeiro de Mizar (ou “monte menor”) é de localização incerta.

Talvez se trate de um monte perto de Hermom na região onde nasce o rio Jordão.” E a suma é que este Salmo representa todas as pessoas que têm uma profunda sede de Deus. Você é assim? É? Então leia hoje o Salmo 42, meu querido irmão. Deus pode lhe abençoar muito através da leitura desse texto sagrado.