Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Salmo 102

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 14/05/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

O Salmo que está proposto para nós lermos hoje no projeto Reavivados Por Sua Palavra é o Salmo 102, amigo ouvinte, e eu vou te dizer assim que ele é um dos Salmos mais tristes, dentre todos os salmos de penitência que a gente tem na Bíblia, viu. Você sabe que o povo de Judá foi capturado e levado pra uma terra de exílio, né? Pois então. O que da pra ver aqui é que foi um daqueles exilados que escreveu a oração dele, estando lá naquela terra de cativeiro.

E é daí que, em um tom diferenciado, o salmista conta sobre a dor, sobre a tristeza, sobre a perseguição e também sobre o desânimo pelo qual eles estavam passando, né. E, além disso, ele mostra que ele tinha esperança tanto de retornar do cativeiro quanto de ter também o espírito restaurado. E é entre essas duas ideias que o poema vai oscilando, pra daí terminar com uma observação de confiança na fidelidade eterna do Senhor em nunca desistir do ser humano.

Então, quando você for ler o Samo 102 hoje, você vai perceber que ele tem assim quatro partes. Primeiro você tem uma introdução nos versos um e dois, depois tem uma queixa nos versos três a onze, seguida de uma consolação nos versos doze a vinte dois e por fim uma conclusão. Identifique-se com o salmista na expressão de suas provações e do consolo celestial. Leia esse Salmo!