Rede Novo Tempo de Comunicação

Romanos 14

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 06/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Tudo bem com você? Vamos ver o que podemos aprender do capítulo bíblico de hoje? O princípio que Romanos 14:1-3 nos traz é que devemos respeitar a opinião de cada um quanto às carnes sacrificadas aos ídolos. Embora o assunto de Romanos 14 não tenha que ver com comer ou não comer carnes imundas, existem outras passagens bíblicas que nos ensinam quanto às carnes que Deus nos orienta a nos comer. Mas voltando aqui a Romanos 14, no versículo 4 Paulo amplia o que vimos nos três versos anteriores, como se estivesse dizendo pra gente: “quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai.

E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar”. E por que devemos ter cuidado ao julgar os outros, né? Romanos 14:10 nos responde que é porque todos compareceremos diante do tribunal de Deus e também porque somente o Senhor tem a capacidade plena de julgar. Agora, no verso 11, Paulo insere uma declaração do AT que pode nos fazer refletir sobre o juízo. Pense, amigo ouvinte, numa lista de pecados pelos quais Deus poderá condená-lo, se você não se arrepender. Ore para que Deus o ajude a abandonar esses pecados. Você percebe que a passagem de Isaías 45:23 citada aqui evoca adoração? Se você estiver em comunhão plena, sincera e aberta com Deus, Ele vai falar à sua mente.

Uma pessoa não deveria ser forçada a violar sua consciência, mesmo sendo essa muito sensível. Os irmãos aparentemente fortes ali do contexto de Paulo pareciam não entender isso. Eles menosprezavam a meticulosidade dos irmãos supostamente fracos e colocavam obstáculos no caminho. Os versos 15-23 (Romanos 14) nos ensinam um princípio que devemos aplicar em todas as áreas da nossa vida, que é que devemos deixar de fazer aquilo que escandaliza o nosso irmão. Meu amigo, nós devemos lembrar que somos, de certa forma, “responsáveis” pela fé dos outros. Por isso, não devemos ser pedra de tropeço. Que o Senhor lhe abençoe, amigo. Um abraço, Valdeci Jr.