Rede Novo Tempo de Comunicação

Romanos 12

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 04/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Paulo inicia Romanos 12 referindo-se aos sacrifícios do AT. Assim como, antigamente, os animais eram sacrificados a Deus, agora, os cristãos devem render o corpo a Deus, não para ser morto, mas como sacrifício vivo dedicado a Seu serviço. No Antigo Israel, todas as ofertas levadas ao templo como sacrifício eram examinadas cuidadosamente. Se tivesse defeito, o animal seria recusado; a oferta deveria ser imaculada. Da mesma forma, os cristãos são convidados a apresentar seus corpos “por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

Todas as suas faculdades devem ser preservadas na melhor condição. Temos defeitos, mas devemos buscar viver tão imaculada e fielmente quanto pudermos. Como em 1Coríntios 12-13, depois de lidar com os dons do Espírito, Paulo exalta o amor. O amor é o caminho mais excelente, porque descreve o caráter de Deus. Amar é agir com relação aos outros como Deus age e tratá-los como Deus os trata. Paulo mostra como esse amor precisa ser expresso de maneira prática. O princípio importante que se sobressai é a humildade do indivíduo em “não [pensar] de si mesmo além do que convém” (Rm 12:3), e em honrar as outras pessoas (v.10), não sendo “sábio aos… próprios olhos” (v.16).

As palavras de Cristo sobre Si mesmo: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29) expressam a essência dessa disposição. Entre todos os povos, os cristãos devem ser os mais humildes. Afinal, veja como somos impotentes, veja quão pecadores somos, veja quão dependentes somos, não só de uma justiça exterior a nós mesmos para a salvação mas de um poder que opera em nós a fim de nos transformar em uma medida que nunca poderíamos transformar a nós mesmos. O que temos de que nos envaidecer, o que temos de que nos gabar, o que temos em nós mesmos para nos orgulhar? Nada! Sob o ponto de partida dessa humildade pessoal, não só diante de Deus mas também diante dos outros, devemos viver como Paulo nos aconselha em Romanos 12. Um abraço, Valdeci Jr.