Rede Novo Tempo de Comunicação

Provérbios 12

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 13/07/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E ai meu querido irmão, tudo bem com você? Você gosta de curiosidades? E de curiosidades sobre a natureza, você gosta? A Natureza é uma das formas pelas quais Deus se revela. Outro meio pelo qual Deus se revela são as Sagradas Escrituras. Daí então quando a gente consegue juntar a curiosidade da Natureza com a curiosidade bíblica, a gente consegue um upgrade bem legal na compreensão sobre as coisas de Deus, sabia?

Por exemplo, as secóias da Califórnia, estão entre os seres vivos mais antigos, e de maior tamanho, que existem. Você acredita, que essas arvores, elas chegam a ter mais de noventa metros de altura, e conseguem viver até três mil anos? Incrível, né? Olhar pra uma arvore dessa causa admiração, não causa? Mas olha, eu vou dizer pra você uma coisa. Mais impressionante ainda, é a parte que você não consegue ver, da árvore, que fica por baixo do chão. As raízes. Já pensou, como é que deve ser o sistema de raízes pra conseguir sustentar uma árvore de noventa metros de altura? Mas você sabe, que a secóia, ela tem assim um emaranhado achatado de raízes que pode chegar a estender-se por um hectare e meio de terra?

É. E daí, que esse enorme complexo de raízes serve como uma verdadeira âncora, que dá firmeza para que a árvore possa suportar enchentes, ventanias, e outros ataques da natureza, como por exemplo, até terremotos. Que firmeza, hein? E é interessante, que o rei Salomão, ele resolveu usar a metáfora do sistema de raízes duma árvore forte, num dos provérbios dele, pra ilustrar o que ele queria dizer. Na versão bíblica The New English Bible nós podemos ler assim, , que “Nenhum homem pode estabelecer-se por meio da perversidade, mas os homens bons têm raízes que não podem ser arrancadas”.

Esse é o terceiro verso de Provérbios doze, que é o capítulo bíblico que você vai ler hoje. E que traz várias outras curiosidades enriquecedoras. Então, por favor, não deixe de fazer a sua leitura bíblica, tá ok? Um abraço, Pr. Valdeci Jr.