Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 34

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 13/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte, meu querido irmão, meu querido leitor da Bíblia Sagrada, tudo bem com você? É mesmo? Você tem nos acompanhado no projeto Reavivados Por Sua Palavra? Sim, este projeto mundial de leitura da Bíblia, no qual pretendemos ler a Bílbia inteira juntos capítulo por capítulo, um capitulo a cada dia, compartilhando uns com os outros o que aprendemos! É um projeto maravilhoso, porque somos muito abençoados quando participamos dele, porque na realidade, a leitura da Bíblia é que nos abençoa muito, aumentando a nossa fé em Deus, e esse compartilhamento mútuo da experiência também nos abençoa muito aumentando a nossa fé no Senhor, e assim a gente vai ficando cada vez mais Reavivados Por Sua Palavra, num é mesmo? 

Então. Nós estamos lendo o livro de Números. Já estamos quase no finalzinho. Hoje, dia 13 de junho de 2022, é pra gente ler o capítulo 34 do livro de Números, do qual eu quero comentar algumas lições aqui com você. 

Nos versos 1 a 15, são dados os limites da terra que Deus prometeu a Israel. Em geral, a fronteira meridional se estendia desde o final do Mar Salgado (o Morto) até a torrente, não o Rio, do Egito, e o mar Mediterrâneo. O limite ocidental era o grande Mar Mediterrâneo. A fronteira norte se estendia do Mar Mediterrâneo ao Monte Hor – não aquele mencionado nas peregrinações de Israel – mas ficava na entrada de Hamate e Hazar Enã. A fronteira oriental se estendia do sul de Hazar Enã até o Mar de Sinerete – Galiléia – descia o Rio Jordão, até o Mar Salgado. As 9 tribos e meia deveriam herdar essa terra, uma vez que as 2 tribos e meia já tinham recebido uma promessa das terras a leste do Jordão. 

Agora, por que essas fronteiras deveriam ser claramente estabelecidas? Primeiro, para que soubessem de quem tinham que desapropriar a terra. Em segundo lugar, para que soubessem até onde se estendia a comissão que havia sido dada para expulsar os habitantes da terra. E, finalmente, para que eles soubessem qual era o seu direito de posse. 

Amigos, Deus providenciou uma comissão oficial para fazer a tarefa de dividir a terra entre as tribos. Eleazar e Josué estavam à frente desse grupo. Calebe representou a tribo de Judá, por sua fidelidade em Cades Barneia. Os outros princípios de cada tribo, eram aqueles cujos nomes indicavam que Deus estava com Israel. Veja, que interessante! Assim. Samuel significa “nome de Deus”. Elidade, “Deus amou”. Buqui, “provado por Deus”. Haniel, “favor de Deus”. Quemuel, “criado por Deus”. Elizafã, “meu Deus protege”. Paltiel, “Deus é minha liberdade”. Aiúde, “irmão da majestade”. E, Pedael, “Deus libertou”.  

Amigo e amiga, chegará o tempo em que Deus nos dará a Nova Terra por herança. Não porque nós merecemos. Mas porque Ele é o nosso Pai bondoso. Agora, você e eu devemos estar preparados para esse dia. Por isso, vivamos o dia de hoje, pensando com os pés na Terra, mas com os olhos no Céu. Que Deus abençoe você.