Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 31

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 10/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Depois da terrível devastação em Sitim, o Senhor não havia cancelado Seu trato com os midianitas, aqueles que – mediante engano – haviam provocado tanto sofrimento a Seu povo. É, meu amigo, a Justiça precisava ser feita. Ellen White comenta que aquele ramo em particular dos midianitas se havia entregue de um jeito que não tinha mais jeito. E o que foi que aconteceu? O Senhor Deus decretou a destruição deles. Eles eram apenas uma ameaça ao restante da humanidade; nada mais. 

Em Números 31 tem algumas coisas que tem muita gente que tem muita dificuldade pra entender hoje em dia. Porque a ordem de Deus era clara. Os soldados israelitas, que já tinham cumprido a ordem do Senhor, de matar todos os homens daquela tribo midianita, deveriam ter matado também todas as mulheres e todos os meninos. Só as meninas deveriam ter sido poupadas.  

Eu sei. A ideia de matar todo o povo, até mesmo os meninos, é difícil de entender. Mas era Deus que tinha mandado, meu amigo. Então, não tem conversa. Se Deus mandou, só nos resta confiar na revelação que temos de Deus, como nos foi mostrada em Jesus Cristo, e aceitar que existem coisas que não entendemos sob nossa perspectiva, coisas que não nos foram reveladas. Mas para as quais a Bíblia também deixa pistas muito claras. 

Tem muita gente que acha que é particularmente perturbador, entender alguns trechos bíblicos, como por exemplo Números 31:13-18. E isso pode ater ser compreensível, pela grande tendência de se praticar anacronismos na tentativa de interpretar textos, principalmente bíblicos.  Mas nós devemos manter algumas coisas em mente. Muitas dessas mulheres midianitas estiveram envolvidas diretamente no engano que levou a milhares e milhares de mortes; consequentemente, elas estavam colhendo o castigo de seus pecados. Os meninos, cresceriam e se tornariam homens, que com toda aquela carga passada, se tornariam ameaça pior ainda. 

Mas que dizer das meninas, as virgens, que provavelmente não haviam feito nada? Como naquele mundo antigo as mulheres não dominavam em poder, quando crescessem talvez elas não representariam tanta ameaça. Mas agora suponha que o Senhor houvesse dito que elas deveriam ser abandonadas à própria sorte. Essas jovens desamparadas seriam deixadas sós, com seus pais mortos, toda sua estrutura social destruída. O que poderia lhes acontecer no mundo severo e perigoso daquele tempo?  

Assim, sendo levadas para o acampamento israelita, essas mulheres não só seriam protegidas de qualquer perigo que teriam enfrentado, caso tivessem sido deixadas sós; elas também seriam bem tratadas pelos israelitas. Afinal, a lei israelita exigia isso. Então, aqui em Números 31 você vê Deus executando a justiça, mas também a misericórdia. 

E Números 31 é uma lição pra muitos que hoje em dia pensam que Deus seria tão “bonzinho” ao ponto de não ter coragem de eliminar o ímpio. Meu querido, Deus se propõe a destruir o pecado. E quanto ao pecador que não quer largar o pecado, Deus mata, sim. Isso é desesperador? Não! Isso é alentador: saber que, se nos apegarmos ao bem, um dia estaremos completamente livres do mal, o qual Deus erradicará completamente. Amém? 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 4º Trimestre de 2009.