Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 29

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 08/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte da Rádio Novo Tempo, tudo bem com você? É? Você já fez a sua leitura bíblica de hoje? Eu espero que sim. Pelo projeto Reavivados Por Sua Palavra, hoje, quarta feira, 08 de junho de 2022, é dia de nós lermos Números capítulo 29, né. Você tem acompanhado esse projeto, amigo ouvinte? É mesmo? Parabéns. Ah, não? Tá recebendo essa palavra pela primeira vez agora e não sabe o que é o #rpsp? É um projeto mundial de leitura da Bíblia, com o plano de ler a Bíblia inteira. É só você digitar a #rpsp, ou #rbhw, que você vai ver que tem milhões de pessoas lendo o mesmo capítulo do dia, a cada dia. Sabia não? É sério. 

Hoje, por exemplo, é Números capítulo 29. E este capítulo, aqui, amigo ouvinte, ele determina as ofertas feitas ao Senhor nas 3 grandes solenidades do sétimo mês: a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos. 

No meio do ano, no sétimo mês, no primeiro dia do mês, celebrava-se a Festa das Trombetas. Assim chamada, porque aquele era o dia de tocar trombetas. As ofertas eram semelhantes, mas quase o dobro das mensais. Estamos falando do sétimo mês do ano eclesiástico, mas o primeiro do ano calendário, correspondente ao nosso Setembro. Era o novo ano, o Ano-Novo, celebrado entre os hebreus e outras nações contemporâneas, com grande festa e alegria, e era introduzido com um som de Trombeta. 

No décimo dia deste mês, acontecia “O Grande Dia da Expiação”, assim chamado porque era apresentada a oferta para o perdão dos pecados. O restante da oferta era semelhante ao primeiro dia. 

No 15º dia do sétimo mês, haveria uma festa por 7 dias. Nos versículos 13 a 38, temos a lista das ofertas que seriam apresentadas diariamente. Era conhecido, tudo isto, como a Festa dos Tabernáculos. E as ofertas eram as mais importantes do ano. Era assim, talvez, porque, neste momento, as pessoas não apenas expressavam a sua gratidão a Deus por Sua presença com eles, mas também pelas colheitas recentemente colhidas. 

Uma das formas pelas quais eles expressavam a gratidão deles a Deus era, por exemplo, a inclusão. Você sabia disso? Sim, os israelitas, em todas as suas festas, admitiam os pobres, os estrangeiros e os levitas, os quais eram ao mesmo tempo ajudantes do sacerdote no santuário, mestres de religião e missionários. Todos eles eram considerados hóspedes do povo, recebendo do povo hospitalidade durante as festas sociais e religiosas, e sendo atendidos carinhosamente em suas enfermidades e necessidades. 

No mundo cristão de hoje, é claro que nós não temos essas festas, ou não temos festas semelhantes, como são mencionadas no capítulo de hoje. Mas amigos, devemos manter o mesmo princípio da antiguidade. E qual é? Gratidão a Deus por Sua bondade, gratidão a Deus por Seus dons, gratidão a Deus por Seus cuidados e gratidão a Deus por Sua salvação. Você tem motivos para agradecer? Então agradeça Deus, hoje! Que o Senhor abençoe você.