Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 15

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 25/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá, meu querido amigo ouvinte, tudo bem com você? Eu espero que sim. A leitura bíblica de hoje é Números 15. E no começo desse capítulo, as cenas de tumulto e rebelião, vergonha e derrota (nas mãos dos amalequitas e cananeus) já estavam no passado. O povo havia aprendido, da maneira mais difícil, o sofrimento que traz a desobediência. 

Desta feita, o povo estava de volta à jornada no deserto pela qual havia começado. E foi nesse momento que o Senhor Se comunicou com Moisés no começo do capítulo: “O Senhor disse a Moisés: Diga o seguinte aos israelitas: Quando entrarem na terra que lhes dou para sua habitação, …” (v. 2, NVI). Apesar do grande retrocesso, a promessa ainda era certa: Deus levaria Seu povo para a Terra Prometida. Sobre isso não havia dúvida! 

Da mesma forma, nos deparamos com algumas instruções especiais, dadas ao povo escolhido de Deus. Embora as circunstâncias sejam diferentes, embora as ordens sejam específicas, as lições e princípios espirituais não foram dados só para eles, mas também para nós. 

Preste atenção, amigo ouvinte, no que está escrito em O Desejado de Todas as Nações, p. 347: “Nossa confissão de Sua fidelidade é o meio escolhido pelo Céu para revelar Cristo ao mundo. Temos de reconhecer-Lhe a graça segundo nos é dada a conhecer através dos santos homens da antiguidade; mas o que será mais eficaz é o testemunho de nossa própria experiência. Somos testemunhas de Deus ao revelar em nós mesmos a atuação de um poder que é divino. Cada indivíduo tem uma vida diversa da de todos os outros, uma experiência que difere essencialmente da sua. Deus deseja que nosso louvor a Ele ascenda, com o cunho de nossa própria individualidade. Esses preciosos reconhecimentos para louvor da glória de Sua graça, quando confirmados por uma vida semelhante à de Cristo, possuem irresistível poder, eficaz para salvação das pessoas”. 

Então, reflita aqui comigo: Que princípios importantes a gente pode tirar disso? Como você entende a ideia de que, mediante uma “vida semelhante à de Cristo”, nosso louvor a Deus pode ser uma influência poderosa para a salvação de outros? Em sua experiência cristã, qual tem sido o resultado de louvar e glorificar a Deus? Por que esta atitude é tão importante? 

Então, meu querido irmão, resumindo, é isso: Embora a primeira geração tinha sido condenada a vagar pelo deserto até morrer, o que nós vemos aqui é que o Senhor encorajou Seus filhos a esperar ansiosamente pela vida em Canaã. Por causa disso, o Senhor deu aos israelitas instrução adicional a respeito dos sacrifícios, uma atitude pelos estrangeiros que se convertiam à fé, como lidar com os pecados de ignorância e pecados de aberto desafio e, finalmente, o uso de borlas azuis para as vestes a fim de lembrá-los dos mandamentos de Deus e que sua obediência constituía o caminho único para a felicidade verdadeira. 

Ou seja, nós podemos ser sempre agradecidos porque nosso Deus é um Deus de ordem e detalhe tanto em misericórdia quanto em justiça. 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 31/10—7/11/2009.