Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 13

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 23/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Vinte e três de maio: lembra alguma coisa? Para quem vive em São Paulo, capital, acredito que sim. Quem não lembra da Av. 23 de Maio? Eu já tinha dirigido muito nela e não sabia porque esse era seu nome.  Tenho certeza que têm muitos cristãos que já “trafegaram” para lá e para cá nas folhas da Bíblia e não sabem o que tem na leitura bíblica de hoje. E o endereço da leitura de 23/05/2022 é Números 13, amigo ouvinte. 

Mas voltando à São Paulo, o curioso dessa avenida é que não existe nenhum endereço comercial ou residencial que se localize nela. Interessante, né, porque ela é uma das avenidas mais movimentadas da maior cidade do país. Na realidade, é o principal corredor que liga os bairros da subprefeitura da Vila Mariana à região central. Mas não existe nenhum endereço nela porque, como ela foi construída por cima de onde existia o antigo córrego Itororó, que foi canalizado, como uma via expressa de uma ponta à outra. Então, nas margens dela, o que existe são barreiras de contenção. Os domicílios que estão aparentemente na margem, na realidade, pertencem sempre a algum logradouro que fica paralelo às barreiras de contenção da “23 de Maio”, mas não pertencem a ela. Entendeu? Curioso, né? 

E muito curioso também é o que aconteceu com o povo de Deus quando eles estavam em vias de entrar na terra prometida. Provavelmente os vinhedos estavam amadurecendo e a segunda colheita de figos havia completado o amadurecimento. A migração dos israelitas havia levado apenas cerca de onze dias para chegar a Cades-Barneia, próxima à fronteira sul de Canaã. Da até pra imaginar as tremendas ondas de alegria e felicidade que atravessavam a imensa multidão quando se aproximava do objeto de seus sonhos. 

Mas, justamente naquela ocasião, o povo cometeu um erro que está relatado em Deuteronômio 1:19-23: exigiram que fossem enviados espias a fim de dar um relatório sobre a terra que deveriam invadir. Porque é o seguinte, amigo ouvinte. Embora o Senhor tenha concordado em deixar que eles enviassem espias, esse não era o ideal porque o povo deveria confiar no Senhor sem questionamentos. O fruto daquela decisão foi que o próprio povo, mesmo depois das poderosas manifestações do poder divino, se encheu de um temor consequente da reação da maioria dos espias de inflamar a terra dizendo que ela consumia seus moradores. Triste, né? 

Como sempre acontece, existem problemas com todas as coisas neste mundo pecaminoso, mesmo quando Deus nos guia. É evidente que Deus sabia que aqueles pagãos estavam lá. Mas será que os hebreus não pensaram que Deus poderia cuidar da situação pra eles? Olha o que Ele tinha feito com os egípcios! Mas não. Ignorando o poder e as promessas de Deus, eles se focaram nos obstáculos à frente e, apesar dos apelos de Calebe e Josué, preferiam as palavras negativas dos outros 10 espias. 

Mas você, meu amigo, faça diferente. Sem perder o foco, neste 23/05, pegue a via expressa direto pro reavivamento, lendo Números 13! 

Fonte: Lição da Escola Sabatina, 28/10/2009.