Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 10

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 20/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte, tudo bem? Vamos aprender mais um pouco sobre mais um capítulo da Bíblia? Hoje é Números 10. E vamos dar uma olhada, primeiro, nos versos 1-10. 

O antigo Israel tinha dois tipos de trombetas: uma de chifre (o shofar) e duas de prata, que pertenciam essencialmente ao santuário e só eram tocadas pelos sacerdotes. E você sabe qual era o propósito do toque dessas trombetas? Porque, do uso dessas trombetas nós podemos tirar lições espirituais, sabia? 

Olha só. O toque daquelas trombetas deveria ser considerado uma “ordenança”. Na guerra, lhes assegurava que seriam lembrados diante do Senhor seu Deus, e seriam salvos de seus inimigos. E isso é interessante. Mesmo com todas as manifestações da guia, presença e proteção de Deus, o Senhor também usava aquelas trombetas pra lembrar a Israel sobre Sua presença e cuidado. 

A gente não tem a nuvem, o fogo nem as trombetas de prata pra lembrar sobre a direção e a presença de Deus. Mas temos a revelação do que Deus fez por nós por meio de Jesus, que nos dá a certeza de Seu amor e cuidado. E daí eu pergunto, meu querido amigo ouvinte. Que som de trombeta você quer realmente ouvir, e por quê? Pense nisso. 

E vamos pros versos 29-32. Veja aí o pedido que Moisés fez pra Hobabe, e veja qual foi a resposta de Hobabe. Moisés não consultou a Deus antes de tentar persuadir Hobabe a acompanhar Israel. A presença de Deus na coluna de nuvem de dia e de fogo à noite não era mais que suficiente para guiar a nação através do deserto? Aqui vemos a humanidade de Moisés fraquejando diante do desafio que enfrentava e esquecendo-se de que o Deus que abrira o Mar Vermelho também poderia abrir o caminho através dos desertos e prover alimento e água. É, meu amigo, se você se apoiar apenas nas suas “forças humanas”, sem consultar a Deus, com certeza, vai vacilar. 

A jornada dos israelitas sob a orientação de Deus tem umas características (vs. 11-36) que merecem nossa atenção.  

De acordo com Moisés, foi só uma jornada de 11 dias desde o Monte Sinai (Horebe) até Cades-Barneia, uma cidade ou região próxima do que mais tarde se tornaria a fronteira meridional de Judá. O caminho mais rápido do Egito pra Canaã seria pela região costeira “pelo caminho da terra dos filisteus”. Mas o Senhor sabia que Israel não tava preparado pra guerra. Por isso, a coluna da nuvem levou a nação para direção nordeste, pelo deserto de Parã. Aparentemente era um caminho muito mais longo e difícil, mas acima da visão humana deles, havia o olhar todo abrangente de Deus, que vê o que a gente não consegue ver. 

Pode ser que muitas coisas aparentemente sem sentido aconteçam com você, e você fique se perguntando onde está Deus. Ele está cuidando de você. Se os seus olhos fossem abertos, você veria que Ele escreve certo em linhas certas; nós é que pensamos que as coisas pareçam tortas. 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 20-22/10/2009