Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 05

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 15/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Imagine a cena do antigo Israel no deserto diante do Monte Sinai. Milhares de nômades com seu gado, a quilómetros de distância de qualquer tipo de sociedade estruturada. Que tipo de instalações médicas eles tinham? Nenhuma! O perigo de acontecer uma epidemia era muito grande! Infecções de pele, hemorragias, cadáveres, eram considerados de risco de saúde pública para a comunidade. Por isso havia tantos isolamentos. O Senhor não odiava quelas pessoas prejudicadas fisicamente, mas por amor à saúde coletiva, Ele as separava para uma área fora do acampamento, num tipo de quarentena. E essa situação também servia e serve de lição espiritual. Quem é que nunca experimentou o senso de isolamento espiritual por se achar impuro diante de Deus, num é mesmo? 

Pense, meu querido amigo ouvinte. Que coisas você está assistindo, lendo, comendo, ouvindo, acessando, ou até mesmo pensando, que podem lhe fazer sentir como se estivesse sendo afastado da presença de Deus? Você sabe qual é a solução pra esse problema, não sabe? 

Para nós, hoje, é difícil entender os enormes problemas que surgiam pela migração do povo de Israel, do Egito para Canaã, com milhares de pessoas, juntamente com os milhares de animais, bovinos e ovinos. Pense neles, apinhados no deserto em frente ao Monte Sinai. Os fisicamente incapacitados tinham sido removidos por causa da saúde da nação. Mas outro problema sério precisava ser tratado. Embora eles fossem instruídos a “amar” uns aos outros, como qualquer pessoa que vive em comunidade sabe, nem sempre isso é tão fácil. Mesmo nos melhores tempos, os conflitos sempre surgem. 

Se alguém danificasse sua propriedade, o pecado não seria só contra a propriedade em si, mas contra você, seu proprietário. O mesmo acontece quando pecamos contra outra pessoa; pecamos contra quem criou aquela pessoa e que, na cruz, a readquiriu com Seu próprio sangue. Ao pecar contra outros, estamos pecando contra o próprio Deus. E a gente não consegue consertar. foi por isso que Jesus veio ao mundo: para nos reconciliar com Deus, não por meio de qualquer coisa que possamos fazer, mas por meio do que Jesus fez por nós. Então, meu querido, pense: Tendo em mente o que Jesus fez para prover reconciliação entre você e Deus, o que você precisa fazer para se reconciliar com alguém com quem esteja em conflito? 

O Criador estabeleceu os laços matrimoniais no Éden ao criar a humanidade em dois sexos e celebrou a primeira união. Dois preceitos do Decálogo, o sétimo e o décimo, protegem a instituição do casamento. Na teocracia, a infidelidade era punida pela morte de ambas as partes. 

Obviamente, o Senhor quis destacar a seriedade de toda a questão da infidelidade matrimonial, que é, sem dúvida, a maior ameaça para a estabilidade familiar. 

E para ajudar no entendimento quanto a isso, havia um procedimento sobrenatural. O Senhor lia o coração da esposa. E aquele procedimento servia também de proteção para a mulher, que podia ser vítima de ciúmes não comprovados do marido. 

Só Deus sabe quanta dor, quanto sofrimento e prejuízo são provocados tanto pela infidelidade matrimonial quanto pelo ciúme obsessivo. 

Fonte: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic242009.html