Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Números 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 11/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Meu querido amigo ouvinte, que bom que você está aqui, pra que juntos nós meditemos na leitura da Bíblia. A cada dia, vamos avançando nesse plano de lermos a Bíblia inteira, né? Olha só que legal. Hoje, dia 11 de Maio de 2022, a gente começa a ler um novo livro da Bíblia, que é o livro de Números. Então, primeiro vamos pra uma visão geral sobre esse livro.  

Sabe, meu querido irmão, Números é o quarto livro do pentateuco, e registra detalhadamente o período nômade da história de Israel sob a liderança de Moisés. Esse livro apresenta a marcha dos israelitas desde o Sinai passando pelo deserto até a chegada à Terra de Moabe, no deserto, onde ocorre a Rebelião de Coré, Datã e Abirão, com seus motivos e propósitos egoístas. E aí, é nesse contexto que a gente vê um povo em constante murmuração, revelando falta de paciência.  

Mas em Números tem também o papel destacado de Josué e Calebe, que foram homens valentes e corajosos, entre os fracos espias que desanimaram frente aos desafios da conquista de Canaã. É um livro é vivo e inspirador, querido leitor da Bíblia. Exalta Jeová como um Deus supremo e mostra sua presença no meio do povo de Israel, seus planos, suas ações poderosas e seu cuidado e amor constante.  Os personagens mais importantes são Moisés, Miriam, Arão, Balaão, os filhos de Arão e os líderes religiosos, com seus pontos fortes e fracos. Termina com a supremacia de Moisés como líder do povo escolhido de Deus. 

Por favor, amigo ouvinte, participe dessa jornada emocionante por meio da leitura desse livro, pra que as lições aprendidas a cada capítulo fortaleçam sua vida espiritual ao lado de um Deus poderoso que promete sua constante guia.  

Sobre o capítulo de hoje, que é o capítulo 01, Mark Sheffield, da Southern Adventist University, se você já se perguntou se é realmente possível para Deus finalizar o plano da salvação? Porque a igreja de Deus é muitas vezes fraca, e às vezes os desafios parecem esmagadores, num é mesmo? Mas pense o seguinte: os filhos de Israel tinham saído há apenas um ano da escravidão no Egito. Agindo sob a direção explícita de Deus, o primeiro dever de Moisés foi criar um sistema de adoração que antecipava eventos sagrados que terminariam com o fim do pecado. Uma vez que os israelitas reconheceram o Senhor e Seu caráter santo através do sistema do tabernáculo, e viram que Ele conhece o fim desde o princípio, o Senhor começou o processo de forjá-los em uma arma inquebrável. 

Aí Moisés teve que contar todos os homens de combate disponíveis. Após cuidadosa investigação para determinar quem era capaz de lutar, descobriu-se que eram exatamente 603.550 soldados. E você acha que era muito ou pouco? Nem uma coisa, nem outra. Era o número disponível, e com esse número Deus lutaria. O importante era se consagrar ao Senhor. 

Você já se entregou totalmente a Deus? Só assim ele poderá lutar por você.