Rede Novo Tempo de Comunicação

Naum 03

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 02/04/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E então, como é que estão as coisas? Continua acompanhando o projeto Reavivados Por Sua Palavra? É? Então você está passando esses dias com o profeta Naum, certo, rsrsrs? Eu estou aqui, meu amigo, firme, lendo o livro do Profeta Naum. E olha, como eu estava falando ontem aqui, pra quem lê Naum, dá pra ver aí que o profeta viveu antes, pelo memos por um pedaço da vida dele, né, ele viveu antes da queda de Ninive, a cidade que Jonas advertira, porque o tema principal do livro de Naum é justamente falar sobre a previsível queda da cidade daquela capital da Assíria, que tava pra acontecer. A leitura de hoje é Naum capítulo três.

Naum foi o profeta, enviado por Deus, para predizer tanto a ruína quanto a completa destruição de Nínive. Logo, este livro é uma pronúncia contra aquela antiga capital do império Assírio. E para nós que cremos na Palavra de Deus, o cumprimento histórico dos pronunciamentos proféticos de Naum atestam a autenticidade canônica de inspiração do livro que leva o seu nome. Tal livro, provavelmente, tenha começado a ser escrito algum tempo depois de a cidade egípcia de Nô-Amom (Tebas) sofrer uma derrota no Século VII a.C. e tenha sido completado antes da predita destruição de Nínive, ocorrida aproximadamente entre 614 e 632 a.C. O povo de Nínive já tinha tido muitas oportunidades de se tornarem povo de Deus e tinham rejeitado todas aquelas oportunidades.

Então, meu amigo, a lição que fica pra gente é que, infelizmente, pra que os justos sejam felizes pela eternidade, vai ser preciso haver um juízo de destruição, dos ímpios, das pessoas que não querer ter compromisso nenhum com o bem. E qual é o segredo então? Eh permanecer do lado de Jesus, pra então, conseguir receber a consolação eterna dele, num é mesmo? Então, fique com Jesus, receba o consolo dele, e de que se você estiver com ele, ele vai proteger você. Mas o bom também é saber que Deus vai se manifestar e fazer justiça. Num é mesmo?