Rede Novo Tempo de Comunicação

Miquéias 03

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 26/03/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí? Me diz uma coisa. Você está lendo o livro de Miquéias, amigo ouvinte? O livro de Miquéias apresenta claramente os erros israelitas e judaicos. Enquanto prediz a desolação de Samaria e de Jerusalém por causa das suas transgressões, contém também promessas de restauração e bênçãos divinas que poderiam vir a seguir. E a autenticidade do livro de Miquéias é bem confirmada. Ele se harmoniza com o restante das Escrituras em mostrar que o Senhor é um Deus misericordioso e amoroso, que perdoa o erro e passa por alto a transgressão. É por isso que, desde os tempos mais distantes, os judeus aceitaram este livro como autêntico.

Cerca de um século depois do tempo de Miquéias, suas palavras proferidas durante o reinado de Ezequias, a respeito da desolação de Jerusalém, foram citadas por certos anciãos de Judá, ao apr esentarem um ponto em defesa do profeta Jeremias. Séculos mais tarde, os principais sacerdotes e escribas dos judeus, baseados na profecia de Miquéias, declararam confiantemente que Cristo nasceria em Belém.

O cumprimento das profecias a respeito de Samaria, de Jerusalém e do Messias marcam este livro como inspirado por Deus. É também digno de nota que as palavras de Jesus sobre os inimigos do homem serem pessoas da sua própria casa vêm do livro de Miquéias. E as lições do capítulo de hoje é que Deus odeia a injustiça e que mesmo em meio à injustiça, você pode estar ligado com Deus e cheio do Seu poder. “Escutem, líderes e autoridades! Vocês deviam praticar a justiça e, no entanto, odeiam o bem e amam o mal.

Vocês tiram a pele do meu povo e arrancam a carne dos seus ossos. Vocês devoram o meu povo. Virá o dia em que vocês clamarão ao Senhor Deus, mas ele não os atenderá; vocês fazem o que é mau, e por isso ele não ouvirá as suas orações. Mas, quanto a mim, o Espírito do Senhor me dá poder, amor pela justiça e coragem para condenar os pecados e as maldades do povo”. Leia Miquéias 3!