Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Levítico 26

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 09/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido irmão em Cristo, tudo bem com você? Eu espero que sim. E eu espero também que você esteja bem, com Jesus, lendo a Bíblia diariamente e ficando cada vez mais Reavivado Por Sua Palavra, né? Isto está acontecendo com você, meu querido amigo ouvinte? Porque a vida é tipo uma lavoura, sabia? A gente não tem como escolher o que vai colher. A gente vai escolhendo o que plantar. Uma vez feito o plantio, a gente colhe de acordo com o que a gente plantou. Num é mesmo? 

E é dai que vem as coisas boas e as coisas ruins da vida. Por exemplo, eu tava dando uma pesquisada aqui pra ver o que aconteceu em cada data 09 de maio ao longo da história, e olha, vou te contar. Aconteceram muitas coisas boas, mas também aconteceram tantas coisas ruins, viu? E isso nos lembra como culmina o conteúdo do capítulo bíblico proposto pra hoje pelo projeto Reavivados Por Sua Palavra, que é Levítico 26. Porque esse capítulo, amigo ouvinte, ele nos apresenta de maneira dramática as bênçãos decorrentes da obediência e as maldições para a desobediência, concebidas ambas em termos muito concretos e tangíveis, sabe? Vamos dar uma olhada nesse capítulo então.  

Veja bem, Levítico 26, amigo, começa com uma admoestação contra a idolatria, e depois vai explicar pro povo, quais seriam as conseqüências boas, das escolhas boas que eles fizessem, e quais seriam as conseqüências ruins, das escolhas tolas que eles fizessem. Então, você tem aí as Bênçãos decorrentes da obediência, e os castigos da desobediência. Sabe, de acordo com o velho testamento, a lei tinha sido dada pro povo de Israel, pra que eles vivssem de acordo com a vontade do Senhor, e então, fossem um povo abençoado. Agora, se o povo não se submetesse à vontade divina, que era expressada na Lei, daí meu amigo, a desobediência traria a maldição, e não a benção. E esse capítulo, o capítulo vinte e seis de Levítico, ele enumera uma série de bênçãos, nos versos de um até o verso treze, e também uma porções de maldições, listadas aí do verso catorze até o verso quarenta e três. Claro, as bênçãos prometidas para a obediência, e as maldiçoes, prometidas para a infidelidade. Mas o que seriam as bênçãos pra eles. Seria eles terem alimento em abundância, ter saúde, vida longa, fecundidade, e uma descendência bem numerosa. Já a maldição, de formas bem contrárias, incluía a morte, as enfermidades, a esterilidade, e outras desgraças como a seca, a fome, a guerra, a escravidão, e até a dispersão. Coisa terrível. 

Olha, eu vou lhe dizer uma coisa. Muito melhor do que isso, é atender ao chamado do Senhor, e ler hoje Levítico 26, viu. Porque a prática da leitura da palavra de Deus, é um plantio de sementes no caráter, no coração, na vida espiritual, que traz uma colheita muito boa que é a possibilidade de ficarmos cada vez mais ao lado de Jesus e cada vez mais Reavivados Por Sua Palavra!