Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Levítico 20

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 03/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá, tudo bem? Hoje estudamos o capítulo 20 do livro de levítico, e eu quero repetir que é muito importante que você, antes de ouvir-me aqui, leia, na sua Bíblia o capítulo do dia. Estude, demore um tempinho meditando em cada passagem, cada verso. Tente entender a mensagem central do texto do capítulo. E isso, com certeza, vai enriquecer sua vida e vai ajudar a você a aprofundar além, no seu conhecimento da palavra de Deus. Tá certo? 

Bom, os três primeiros versículos de Levítico 10 trazem tanto advertências fortes contra a idolatria, quanto cuidados intensos quanto à proteção à criança. Aqui, aprendemos que desrespeitar os direitos dos menores é tão pecado quanto adorar imagens. 

Já os versos quatro e cinco nos orientam que quando somos coniventes para com as atitudes erradas de outras pessoas, somos cúmplices, e portanto também responsáveis pelos possíveis delitos cometidos.  

A Bíblia se posiciona fortemente contra as práticas de feitiçaria, de tentativas de consulta a mortos, de sessões espíritas, incorporações, e coisas do tipo. É o que nós podemos ver nos versos 6 e 27 de Levítico 20. Por quê? Por causa do que nos evoca o verso sete, quanto à sermos totalmente dedicados, integralmente, ao Senhor e aos princípios dEle. 

E o que deve ser válido para nós, são os princípios dEle. Devemos obedecê-Lo como um filho deve obedecer aos seus pais. Daí que vem a importância do que o verso nove nos relembra, de que devemos honrar os nossos pais. 

E esse olhar para os pais serve para termos o espelho da pureza do lar como parâmetro para a nossa vida. Porque é de um coração puro que brotam um caráter puro, uma conduta pura e um viver digno. Por isso são apresentadas a nós aí algumas desaprovações bíblicas quanto a práticas sexuais extraconjugais. No verso 10 temos aí a reprovação ao adultério, nos versos 11, 14, 17 e 19, a reprovação às quaisquer formas variadas de incesto, no verso 13 às práticas homossexuais e no versos 15 e 16 à zoofilia. Na realidade você vê que aí por trás dos versos 18 a 20 há um chamado à pureza e ao respeito. 

O resumo, meu amigo, é o que podemos ver valorizado nos versos 22 a 26, que é uma valorização à obediência e à santidade, que é o que vai nos proteger de cometermos esses crimes, pecados, delinquências e problemas comportamentais advertidos aí em Levítico 20, né. 

Portanto, meu querido amigo ouvinte e irmão em Cristo, eu quero convidar a você a ser alguém totalmente dedicado a Cristo, ao estudo de sua Palavra, ao tempo de oração, louvor, testemunho, comunhão, relacionamento e missão. Só Jesus salva. E o nosso esforço por nos mantermos nesse caminho dEle nos protege da perdição. Creia, meu irmão, o santo Espírito pode lhe dar força pra isso. Por isso, clame a Ele por esse poder, para que você esteja, a cada dia, mais abençoado e mais em condições de abençoar outras pessoas também. Um abraço!