Rede Novo Tempo de Comunicação

Levítico 14

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 27/04/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Meu querido irmão, você que me ouve aqui nesse momento separado para meditarmos na palavra de Deus, é uma alegria, um prazer e um privilégio muito grande poder me juntar a você nessa tarefa tão nobre, de procurarmos ficar mais perto do Senhor e mais Reavivados Por Sua Palavra, viu. Nesse projeto, de lermos um capítulo a cada dia, meu comentário aqui pra você hoje é uma continuação do comentário da leitura de ontem, porque a leitura de hoje é continuação da leitura de ontem. Ontem a gente começou a ver umas instruções de Deus quanto à lepra, e o capítulo de ontem tratava do diagnóstico da lepra. Já o capítulo de hoje se preocupa quanto ao que fazer, uma vez identificada a lepra.  

Esta seção aqui de Levítico 14, ela pode ser dividida em 3 partes. A primeira trata da lei geral da limpeza do próprio leproso. A segunda parte tem a ver com uma pessoa pobre que não consegue cumprir os requisitos de purificação. E uma terceira parte do capítulo prescreve o ritual para limpeza de uma casa, seguindo as instruções para o diagnóstico de lepra nas habitações. 

Alguns aspectos devem ser levados em conta. 1) É certo que a praga da lepra não é uma doença incurável. O rei Uzias permaneceu leproso até o dia de sua morte. Mas Miriam ficou leprosa apenas por poucos dias. Podemos supor que muitas vezes desaparecia por si só, com o tempo. 2) As avaliações tanto da cura quanto do diagnóstico eram funções do sacerdote, que deveria sair ao campo em busca do leproso para ver se ele havia sido curado da lepra. Veja isso no verso 3. Esta era uma medida de compaixão pelos pobres leprosos: que os sacerdotes tinham ordens especiais para ajudar a essas pessoas. 3) Quando fosse percebido que a lepra estava curada, o sacerdote tinha que declarar a cura com especial solenidade. 4) Para completar a limpeza do leproso, no oitavo dia, depois da cerimônia solene anterior, fora do acampamento, ele tinha que esperar na porta do tabernáculo. E lá ele deveria ser apresentado diante de Jeová, com a sua oferta. 

Amigo ouvinte, nestas leis específicas sobre a lepra, podemos ver o seguinte. Em primeiro lugar, o cuidado benevolente que Deus teve com o seu povo Israel.  Em segundo lugar, o cuidado religioso que a gente precisa ter com a gente mesmo, pra preservar a nossa mente do domínio de todos os hábitos e de todas as disposições pecaminosas que fazem a nossa mente adoecer, fazem a nossa mente ser contaminada. 

Sendo cuidadosos, meu prezado irmão, estaremos bem dispostos para o serviço de Deus e para o serviço ao próximo. Que pela graça de Deus você desfrute de boa saúde. E, se você, por acaso, está tendo algum problema de saúde, alguma doença, entregue tudo isso a Deus. Ele tem interesse em ajudar você.  

E, por favor, não deixe de ler, ainda hoje, 24/04/2022, Levítico capítulo 14, tá ok? Um abraço.