Rede Novo Tempo de Comunicação

Levítico 11

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 24/04/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Hoje eu estou tendo o privilégio de estar em viagem com minha família, tanto pra cumprir uma agenda de trabalho estabelecida pela instituição para a qual eu trabalho, quanto também pra aproveitar esse feriadão prolongado pra dar um passeiozinho, né. E, viajando assim, a gente termina comendo fora, comida prepara por outras pessoas, que a gente não viu sendo preparada, certo? Diferente de comer a comidinha da gente, em casa. E nessas aventuras, a gente tem a oportunidade de comer umas coisas gostosas, que a gente não come todos os dias, mas a gente também precisa tomar muito cuidado com o que a gente vai comer. Porque, hoje em dia, a maior parte da humanidade já está muito distante dos caminhos de Deus, e nem faz ideia, não tem conhecimento algum, das instruções de Deus pra gente quanto à alimentação. Né? 

Porque, Deus nos ama tanto, que Ele faz questão de nos ensinar até mesmo sobre o que devemos evitar comer, pra que tudo fique bem pra gente. Você gosta de ter saúde? Então você sabe quais são os produtos de origem animal que Deus considera como produtos não-comestíveis? É isso que nós encontramos na leitura de hoje, no Reavivados Por sua Palavra, meu querido irmão, que nos traz a lista dos animais, das carnes, né, que podemos comer, e dos que não podemos comer. 

E o resumo é que a distinção entre animais limpos e imundos é feita de maneira simples, separando os animais da terra, do ar e aquáticos, assim: os animais terrestres limpos têm unhas fendidas e remoem; os peixes limpos possuem barbatanas e escamas; e os pássaros ou aves limpos são caracterizados por não serem aves de rapina. E, no caso dos insetos, os comestíveis são os que têm pernas e patas traseiras grandes, maiores, para saltar. 

O bom mesmo é praticar o vegetarianismo, né (que não tem nada a ver com veganismo, pra deixarmos bem claro). Mas, se a pessoa não pode ou não consegue ser vegetariana, então deve pelo menos obedecer esse básico determinado por Deus aí. E pra isso, meu querido irmão, nós devemos pedir diariamente o ensino do Espírito Santo, se quisermos adiantar-nos no conhecimento das coisas divinas. Sem o Espírito Santo a inteligência mais robusta e o raciocínio mais vigoroso pouco nos farão adiantar. Na leitura da Bíblia e na atenção que prestamos à pregação da Palavra, tudo depende do espírito com que lemos e ouvimos.  

E a conclusão é essa: nós podemos então entender claramente, que a razão para Deus ter proibido certos alimentos tinha que ver exclusivamente com um princípio de saúde e não com um ritual religioso. Assim sendo, aquilo que era prejudicial ao homem nos dias de Moisés, também o era nos dias de Cristo, e ainda é até hoje. 

Tá certo, meu querido irmão. Quando você for comer, preste atenção no que vai comer. Prefira os vegetais, mas se for comer carne, fique só com o peixinho de escama, o franguinho e a carne bovina, pra ficar no plano de Deus, ok?