Rede Novo Tempo de Comunicação

Levítico 06

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 19/04/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

“A responsabilidade civil por ato ilícito ou abuso de direito é passível de indenização por danos materiais e morais.”, escreveu a Dra. Danielle Marie de Farias Serigati Varasquim. Mas, essa juíza de direito de comarca de entrância inicial, escreveu também “sobre o dano moral juridicamente indenizável”. É, meu amigo, a danos que são reparáveis, e há outros danos que são irreparáveis. Vamos ver um pouco sobre isso na leitura bíblica de hoje? 

Você sabia que não havia sacrifícios pelos pecados cometidos com espírito de rebelião contra Deus? Mas os pecados cometidos conscientemente, não porém com espírito da deliberada rebelião contra a vontade de Deus, podiam ser expiados. 

Levítico 6 trata desses pecados intencionais como perjúrio (juramento falso), roubo e fraude (versos 2-7). O pecador arrependido devia trazer um carneiro como oferta pela culpa ou transgressão (verso 6). Os sacrifícios pela culpa ou transgressão faziam expiação pelos pecados mais graves que não eram cometidos intencionalmente (Lev. 5: 14 e 15), bem como pelos pecados cometidos deliberadamente. 

E, fazendo uma comparação com Ezequiel 33:15, você vê aqui um novo princípio sendo apresentado em Lev. 6:4 e 5. E também juntando com Números 5:5-8, podemos aprender sobre o que o penitente deveria fazer se a pessoa defraudada já tivesse falecido e não fosse mais possível encontrar algum dos parentes chegados da vítima. 

Assim, amigo ouvinte. A oferta pela culpa ensinou aos israelitas o princípio da restituição. A pessoa culpada devia esforçar-se por reparar os danos que havia causado. Poque o arrependimento do pecado e sua confissão a Deus conduz a confissão e também à restituição aos seres humanos a quem a gente prejudico. O camarada que é cristão de verdade, vai fazer de tudo que for possível pra reparar os erros cometidos. 

E nesse lance de reparar os danos causados, na maioria dos casos, isso vai abranger, tipo, a restituição, devolver o que foi subtraído, e fazer todo esforço possível para, repetindo, reparar os danos causados, né. Porque, por exemplo, as transgressões podem incluir as transações comerciais duvidosas, a representação fraudulenta de valores, as falsas impressões passadas por motivos egoístas, e todas as formas de desonestidade. Podem abranger também as práticas inescrupulosas em detrimento dos pobres e a opressão feita aos menos favorecidos por amor ao lucro. Podem incluir todos os tipos de preços abusivos, juros excessivos sobre empréstimos em dinheiro, trabalho desonesto pelo salário recebido. Podem envolver o ato de se aproveitar dos infortúnios dos outros e exigir mais do que é justo pelos serviços prestados simplesmente porque a outra pessoa se encontra numa situação em que não pode se defender, e muitas outras insensibilidades humanas, né. 

Sabe que, de acordo com o expresso da notícia do jus brasil, “O dano material é uma lesão concreta que afeta um interesse relativo ao patrimônio da vítima. Assim, a perda de bens materiais deve ser indenizada”. 

O dano do pecado é muito mais que material ou moral. É espiritual, e afeta a vida eterna. Por isso, só Jesus pode nos salvar dessa enrascada. Institua-O como seu advogado! 

Fonte: Adaptações da Lição da Escola Sabatina de janeiro de 1989.