Rede Novo Tempo de Comunicação

Levítico 05

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 18/04/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte dessa rede de rádios maravilhosa que toca a voz da esperança, que é a rede novo tempo, tudo bem com você? Eu espero que sim. E eu espero também que você esteja acompanhando aqui o nosso projeto de leitura bíblica diária, hoje por exemplo com levítico capítulo 5, não é mesmo? E sobre esse capítulo, meu irmão, eu gostei muito das considerações do pastor Heber Armí, nas quais ele comenta assim que geralmente o ser humano tem um lugar na memória que não compartilha com ninguém, guarda exclusivamente para si. E que é possível que alguns desses segredos sejam situações vergonhosas, humilhantes; ou, podem ser pecados secretos, acariciados mas escondidos. Escondido das pessoas, mas não de Deus, ne, porque não dá para esconder nada dEle. Ações corretas com intenções equivocadas, tudo são ocorrências que estão abertas diante de Deus. Tá certo? 

Só que ele mesmo oferece uma saída para estes pecados ocultos. Quer ver no capítulo de hoje? Porque era assim, ó. 

1. Quem não confessasse um pecado visto por alguém, levaria na alma o peso da culpa (v. 1); 

2. Quem tocasse, sem que ninguém visse, em algo imundo, seria culpado e carregaria a imundície em si daquilo em que tinha tocado (vs. 2-3); 

3. Quem ocultasse verdades seria culpado de pecado (v. 4). 

Hoje em dia, não é diferente, não mesmo, meu querido amigo ouvinte? Mas veja, para estes pecados ocultos tem um procedimento para obter perdão divino; o qual resulta em reconciliação com Deus. A oferta pelo pecado revela que o pecado é terrível, e o pecador merece ser punido; contudo, Deus tem um plano para que o culpado seja absolvido (vs. 5-13). Deus levava em consideração cada situação, até mesmo a financeira, que determinava a oferta do pecador. 

E olha, existe anda a possibilidade de pecar por ignorância em relação às coisas sagradas (vs. 14-16) ou de desobedecer mandamentos de Deus sem saber (vs. 17-19). Pecar por ignorância é pecado que exige a morte; contudo, Deus providenciou um mediador e um sacrifício para reparar o erro e eliminar a culpa. Baseado na Sua misericórdia e graça, Deus dá oportunidade ao transgressor de livrar-se da desgraça causada por ele. 

O sacerdote mediador e o sacrifício apontavam para Cristo em Sua missão de salvar o transgressor e culpado diante de Deus. A obra de Cristo é salvar aquele que merece a morte. A função da revelação visa convencer de nossa terrível situação e mostrar que ao reconhecer nossa miséria diante de Deus obteremos dEle misericórdia e salvação. 

Se você passar a 80km por hora onde deveria ter passado a 50km por hora e um guarda de trânsito te parar para dizer que uma lei de trânsito foi infringida e você alegar não ter visto a placa (embora estivesse lá), esse argumento não te livrará da multa. 

Ignorância não justifica pecados. Ser ignorante não é solução, é a perdição. Portanto, conheça a Cristo e Seu plano de salvação! 

Fonte: Adaptação de comentário de Heber Toth Armí sobre Levítico 05