Josué 12
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 31/07/2022 - 02h00

Olá meu querido irmão em Cristo, meu querido amigo ouvinte da Rádio Novo Tempo, você que se importa em ouvir sobre a Palavra de Deus, muito bem, estamos aqui mais uma vez para buscarmos a vida em Deus. Sim, meu amigo, eu não estou exagerando não. Como é o nome do projeto mesmo? Reavivados. Ou seja, religados à vida! Revividos. Avivados, em Deus, através da Palavra dEle. E a Palavra dEle, meu amigo, ela hoje nos chama a atenção para o segredo dessa sobrevivência. Josué 12 é um relatório dos reis que tinham sido vencidos por Moisés e dos reis que foram vencidos por Josué.
A Bíblia Nova Reforma 500 Anos Estudo e Referência comenta que “este capítulo apresenta um resumo das vitórias de Israel e a lista dos reis derrotados a leste e a oeste do rio Jordão. Os v. 1-6 descrevem as façanhas de Moisés na Transjordânia. Esses fatos são contados em Números 12.21-35. Os v. 7-24 indicam as conquistas de Josué no território a oeste do rio Jordão”. De acordo com esse comentário bíblia, “muitos dos nomes que aparecem na lista dos v. 9-24 não são mencionados anteriormente”. Porque, para os teólogos desta obra, “os ‘reis’ mencionados não” passariam “de chefes tribais ou líderes locais”.
Na realidade, a gente percebe a narrativa de um verdadeiro limpa que foi feito em toda aquela região geográfica. E por que é que esse capítulo está aí na Bíblia né? Esse relatório está aí na Bíblia, meu irmão, dentre tantas razões, também, pra nos mostrar, que a vida chega, muitas vezes, a ocasiões de mudanças inevitáveis, completas e radicais, nas quais pode ser que a gente sobreviva ou pode ser que a gente não sobreviva. Como sobreviver às grandes mudanças? Deixa eu te dizer uma coisa. Sabe porque aquele limpa foi feito? Foi porque todos aqueles povos vinham, por muito tempo, sendo advertidos, orientados, aconselhados, instruídos a seguir o bem, e rejeitaram todas as oportunidades. Deus tinha um foco: que o bem fosse estabelecido. Ele só queria eliminar o mal. Se eles tivessem largado o mal, não teriam sido destruídos junto com o mal. Então, desde agora, apegue-se ao bem. Quando chegar a grande limpeza, estando do lado certo, você sobreviverá. Você entende?
Imagine que exista um poste que é uma grande ameaça à humanidade. Na realidade, uma bomba. Daí você acha o poste muito atraente, vai e se abraça a ele. Aí, muitas pessoas que sabem o que estão dizendo, autoridades no assunto, vem e te avisam inúmeras vezes que aquele poste precisará ser explodido. Todas as pessoas se afastam para bem longe. E o poste precisará ser explodido porque senão depois ele poderá explodir com inocentes e desavisados próximo. Mas não importa quantos apelos são feitos a você, você não larga o poste. Então, chega o momento da explosão do poste. Não era pra você explodir. Era só o poste. Mas, como você não largou o poste… bum! Você entende?
Deus só quer destruir o pecado, que é mau. Portanto, amigo, desapegue-se do mal!