Rede Novo Tempo de Comunicação

Jonas 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 21/03/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Meu querido amigo ouvinte, o capítulo de hoje começa dizendo assim: “Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, seu Deus, dizendo: “Ó Senhor Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouviste a minha voz. Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar. Ali as águas me cercavam por todos os lados, e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim”. E termina dizendo que “Então o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia”. E daí vem a pergunta: Essa história de Jonas no ventre de um peixe é verdadeira? Primeiro ponto, o texto do livro de Jonas não é poético, nem é de natureza literária alegórica. É um texto de estilo literário histórico. E historia, é algo que aconteceu, obviamente, né, tanto é que Jonas é mencionado também no livro de Reis, que é um livro absolutamente histórico.

Segundo ponto. Nenhum dos judeus da antigüidade ou dos cristãos primitivos alguma vez duvidaram da autenticidade e da historicidade do livro de Jonas. Terceiro ponto. O próprio Jesus Cristo aceitou a narração do livro de Jonas como sendo verdadeira. Cristo comparou a sobrevivência de Jonas no ventre desse bicho, com a morte, o sepultamento e a ressurreição dele mesmo, de Cristo. E a ressurreição de Jesusnão foi um milagre? Então, é do mesmo jeito com a sobrevivência de Jonas. Foi Jesus quem aceitou, e comparou. Foi um milagre. E milagre não explica, se aceita. Porque se desse pra explicar o milagre ele deixaria de ser milagre. Então, não tem que ficar explicando nada. Foi um milagre.

Você aceita? É o mesmo motivo de perguntar, você acredita em Deus? Ah, acredita? E você acredita num Deus que não consegue fazer milagres? Não, né? Você aceita esse Deus, não aceita? Então aceite também os seus milagres. Leia Jonas 2, e seja feliz. Quem aceita e recebe milagres, tem muito mais chance de ser feliz. Um abraço, e até amanha, se Deus quiser.