Rede Novo Tempo de Comunicação

João 08

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 13/07/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá amigo ouvinte dessa rádio maravilhosa, é uma alegria muito grande ter aqui a sua companhia pra que juntos nós meditemos um pouquinho na palavra de Deus. Porque pra hoje nós temos um belo texto sagrado proposto como leitura bíblica do dia, que é João oito. Na primeira parte de João oito, temos a história de uma mulher que, apanhada em adultério, foi levada aos pés de Jesus. A maioria dos manuscritos antigos do Evangelho de João não contém o texto de João 7:53 a 8:11, onde aparece o relato sobre “uma mulher surpreendida em adultério”. (8:3). Mas existem evidências suficientes para crermos que esse relato descreve um incidente genuíno na vida de Jesus, que enfatiza a mesma graça salvadora manifesta no diálogo com a mulher samaritana (João 4:1-42), na parábola do filho pródigo (Luc. 15:11-32) e na história de Maria Madalena (João 12:1-8).

Profetas posteriores consideram o relato de João 8: 1-11 uma experiência real. Na qual aquela mulher foi atirada aos pés de Cristo por aqueles acusadores. Aqueles homens queriam que fosse aplicada uma disciplina àquela mulher. Na época, a disciplina seria eclesiástica e civil. Portanto, seria a pena de morte por apedrejamento. Hoje em dia na igreja também existe a disciplina por pecados notórios, não por apedrejamento, mas por censura a privilégios e participações em determinadas atividades da igreja. A igreja pode aplicar tais disciplinas, ou não. Lá no episódio bíblico, Jesus também poderia pegar pilha com aqueles religiosos na aplicação da disciplina, ou não. Ele preferiu o caminho que é a proposta divina, do Céu.

O caminho da graça. Eu também prefiro esse caminho de Jesus. Eu vou lhe contar que, como pastor, eu sempre procuro livrar as pessoas de qualquer disciplina. Pode contar nos dedos das mãos as disciplinas que, ao longo de tantos anos como pastor, eu já fui obrigado a administrar. O final de João oito levanta uma discussão sobre a autoridade da missão de Cristo. E a lição é que a autoridade da missão cristã está em iluminarmos o mundo com a graça.