Rede Novo Tempo de Comunicação

Jó 17

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 11/04/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Muitas pessoas confundem é… depressão, ansiedade, algum transtorno psicológico, problemas emocionais, ou limitações comportamentais, com falta de fé, ou problemas espirituais. E isso é muito triste! Quantas vezes eu já vi, assim, pessoas que estão, por exemplo, com uma depressão profunda, estão de cama, estão doentes, e são visitadas por outros cristãos que lhes dizem assim: “olha levanta daí! você tem que ter fé em Deus!

Isso aí é falta de fé! Isso aí é um problema de um pecado seu – que você tem! problema espiritual! e pa-pa-pa / e pa-pa-pa / e pa-pa-pa… Eh muito triste ver isso, porque a gente sabe que conclusões como essas são pura ignorância: né? Pura falta de conhecimento! Agora, é interessante ver as 2 coisas, assim, bem nitidamente separadas aqui em Jó capítulo 17.

Porque, se você fizer uma análise do perfil de Jó aqui no capítulo 17 à luz da psicologia, você vai perceber que Jó, ele estava com uma depressão profunda. Mesmo assim, temos o destaque da fé que Jó tinha – mesmo em meio às suas dificuldades e traumas emocionais e psicológicos. Veja bem o que ele diz aqui ó: “mas os justos se manterão firmes seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes”. Isto é fé!

Este é o lado espiritual de Jó. Isto era o que Jó tinha de crença. Crença religiosa; crença espiritual; crença em Deus. Agora: que ele estava numa depressão muito forte, estava; tão profunda, com um grau tão forte, que ele estava ao ponto do suicídio – não fosse sua fé.

Você pode ver isso nos 4 ou 5 últimos versículos do capítulo. Então, meu querido, muitas vezes, na vida, se você estiver lidando com pessoas que estão com limitações emocionais, comportamentais, psicológicas, como traumas de alguma coisa que ele passou, não confunda isso com vida espiritual.

Ajude a pessoa a alimentar-se espiritualmente, também, mas saiba que a pessoa precisa de outros tipos de ajuda também, para se reerguer como um todo, tá ok? Um abraço para você, e até amanhã, se Deus quiser!