Rede Novo Tempo de Comunicação

Jeremias 41

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 06/12/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido irmão, minha querida irmã, meu querido amigo ouvinte dessa rede de rádios maravilhosas que tocam a voz da esperança, que são as rádios novo tempo, tudo bem com você? É: Ou você está ouvindo este áudio não pelas ondas do rádio, mas no seu dispositivo eletrônico? O importante é que nós estamos aqui juntos com um mesmo propósito que é deixar que as palavras de Deus fluam pelo nosso entendimento, não é mesmo? E isso é uma das coisas que nos configura como povo de Deus.

Por isso, vamos ver o que aconteceu com o povo de Deus no passado, para visualizarmos o que pode se passar conosco também. Ontem nós começamos a ver aqui sobre Gedalias, que começou a governar Judá em 588 a.C., nomeado por Nabucodonosor rei da Babilônia, e hoje nós já vemos que, no sétimo mês daquele mesmo ano, Gedalias foi assassinado pelo rebelde Ismael. E você sabe que, de acordo com Ussher, existem muitos judeus que até hoje fazem um jejum no dia três do mês Tizri em memória a essa morte de Gedalias? Pois é. Agora, um outro personagem que está em cena aqui na nossa leitura de hoje é o Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama. Esse Ismael aí, que foi o assassino de Gedalias, ele também era um homem da família real de Judá.

Calvino comenta que a atitude de Ismael foi barbaridade destável e cruel, porque. Porque o Gedalias tinha recebido ele, porque ele tinha jurado lealdade a Gedalias e porque estava atraindo a ira de Nabucodonosor contra o povo que já era sofredor. Então, ele violou todas as regras sagradas da hospitalidade, da fidelidade e do respeito. Mas, não teve jeito né. Motivado por ambição e por orgulho, Ismael foi lá e matou Gedalias.

Então, hoje aqui nós devemos aprender por contraste. A Bíblia deixa claro que, apesar de que alguém possa até ser da casa real escolhida por Deus, esse alguém não está imune a cometer barbaridades. Tem que se cuidar. Temos que nos cuidar, pra não fazermos o que é errado. Vamos acertar, lendo Jeremias 41.