Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Isaías 28

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 18/09/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Meu querido leitor da bíblia, hoje no Reavivados nós vamos de Curiosidade Bíblico-teológica, pode ser. Olha só. Antigamente, muitos instrutores usavam Isaías 28 versos 10 e 13 para ensinar quanto a estudos bíblicos sistemáticos e por cadeias temáticas de passagens bíblicas, e, de uns anos pra cá, passaram a ter dificuldade de fazer esse uso dessa passagem nas versões e traduções mais modernas da Bíblia. Porque embora as versões de João Ferreira de Almeida parecessem dizer uma coisa, as traduções mais recentes parecem dizer outra. O que acontece, né?

O que se passa em Isaías 28 é que os líderes religiosos daquela época não faziam o seu trabalho. Viviam bêbados. E aqui o significado de “bêbado” pode, também, indicar cegueira espiritual. E quando Isaías chegou trazendo a mensagem do Senhor, eles começaram a zuar com Isaías. “Esse profetinha aí, ta é falando um monte de asneira, pra lá e pra cá”. É esse, o sentido de Isaías 28:10. Uma zombaria que estavam fazendo com a pregação de Isaías. O Estudo Bíblico Strong deixa claro que isso aí que foi usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, não pode, jamais, ser usado como um mandamento divino verdadeiro.

Pra mim, meu irmão, a melhor tradução dessa imitação onomatopaica de Isaías 28:10e13, seria assim, “BêABáBláBláBlá, BêABáBláBláBlá, BláBláBlá pra todo lado”. Na cabeça deles, né? Ou seja, a simplicidade da amorosa mensagem divina estava desprezada. Os bêbados de Judá compararam a mensagem de Isaías como conversa pra crianças. A NTLH, que em muitos pontos é uma das Bíblias mais teológicas que nós temos, traduz Isaías 28:10 com muita maestria, quando diz assim “Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o bê-a-bá.” Essa era a triste conclusão dos amigos ouvintes do pregador Isaías, que, infelizmente, como você vai ver amanhã em Isaías 29, iriam colher conseqüências amargas, por causa desse desprezo para com as profecias. Não despreze as profecias. Faça agora, mesmo, a sua leitura bíblica do dia, e peça ao Espírito Santo que lhe ajude a entender cada vez mais!