Rede Novo Tempo de Comunicação

Filipenses 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 20/10/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Estamos aqui, unidos por Deus, para ficarmos mais Reavivados Por Sua Palavra, através da leitura bíblica do dia, amém? E a leitura de hoje é o capítulo um de Filipenses, amigo. E o que são os Filipenses, né? Filipenses eram as pessoas que habitavam em Filipos.

Paulo escreveu uma carta para os cristãos que moravam em Filipos. Em Filipos, ocorreram as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada de berço do cristianismo europeu. A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo. Paulo escreveu esta carta, muitos anos depois de a igreja ter ali se formado. Ele estava na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar a alegria do servo de Deus.

A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostrou-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva na pessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal. E nesta carta podemos aprender que a unidade depende da humildade. O orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo usou a pessoa de Cristo como exemplo. Afinal, eu creio que nós concordamos que não haveria exemplo melhor, né. Então, meu querido, na leitura de hoje, você vai encontrar o prisioneiro Paulo rendendo ações de graças, fazendo oração e também expressando a alegria em conseguir perceber que até, e inclusive, os seus sofrimentos estavam contribuindo para a expansão do evangelho. É um capítulo muito motivador, amigo ouvinte, que vale a pena.

Acompanhe o grande apóstolo manifestando gratidão a Deus e amor pelos irmãos, orando pelo crescimento deles na graça, descrevendo os resultados positivos de sua estada em Roma, declarando-se pronto para glorificar a Cristo com a vida ou a morte, exortando para a unidade e para a coragem na perseguição e enfim, fortalecendo a fé. E o verso que eu destaco aqui é o 21, no qual Paulo escreve que portanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.