Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 38

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 30/04/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Pra trazer esses comentários adicionais ao texto bíblico, eu pesquiso, estudo, seleciono textos e me preparo, sabia? É muito bom a gente se aprofundar no tema pesquisando assim além do texto que obviamente já temos em mãos, se aprofundando no mesmo tema. Por exemplo, o tema geral aqui do nosso programa Reavivados não é Reavivamento? Então. Com a ajuda de Deus, eu pesquisei tanto sobre isso, que hoje eu tenho um livro pra oferecer pra você, que é o livro Reavivando e Reformando, que se você pesquisar no Google, você vai encontrar.

Agora, pesquisando sobre o capítulo bíblico de hoje, eu percebi que apesar de que “Gogue e Magogue” ainda hoje seja uma expressão usada por alguns para referir-se aos mais diversos bizarros significados, o sentido teológico desta figura profética deste capítulo aqui é que este nome, Gogue, designa um personagem até certo ponto misterioso, que termina personificando e conduzindo todas as forças hostis a Deus e ao Seu povo. Jeremias já havia se referido extensamente a um inimigo que viria do norte. Esse assunto repete-se aqui, com um diferencial.

Agora já não se trata mais de uma invasão enviada contra Israel para que seus pecados sejam castigados. Desta vez, é o próprio Senhor que intervém, com o objetivo de destruir os inimigos do povo de Deus, levando ao cumprimento das promessas de salvação já referidas anteriormente, a partir do capítulo 34. Os comentários da Bíblia de Estudos Almeida fazem lembrar que “a idéia de último ataque das forças do mal contra o povo de Deus é tipicamente apocalíptica e reaparece em Apocalipse 16:16; 19:17-18; e 20:7-9.

E realmente, por exemplo, nas palavras de Ezequiel 38:2-3 vemos uma ligação direta com Apocalipse 20. Isso pode ser melhor entendido na leitura de Ezequiel 38:14-16, que por uma questão de tempo não vou ler aqui, mas deixo explicado que essa profecia, que não se cumpriu, foi transferida, pelo apóstolo João, para o tempo pós-milênio, que ainda está no futuro, referenciado em Apocalipse 20, quando trata de Gogue e Magogue como os inimigos de Israel, povo de Deus.