Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 31

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 22/01/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

De capítulo em capítulo vamos avançando no livro de Ezequiel, com narrativas, parábolas, considerações, exortações, e também com profecias, né. Como na leitura de hoje, por exemplo, que nós temos pra ler aí uma profecia. Você já leu, amigo ouvinte? Eu espero que você já tenha lido. E se você não leu ainda, por favor, leia a profecia de Ezequiel trinta e um, ok? Olha só. Essa profecia aí de Ezequiel 31 foi pronunciada ali por volta do ano 585 a.C., um pouco antes da queda de Jerusalém.

E o contexto aqui é o seguinte: O faraó Hofra (que é o mesmo Apries), ele tinha tentado prestar assistência pro rei Zedequias, de Judá, mas acontece que agora ele tinha acabado de ser derrotado e repelido pelas forças de um outro reino, que era o reino babilônico. E provavelmente, nessa vitória que Nabucodonosor teve sobre Hofra, aconteceu essa profecia contra Egito. E se você quiser ver mesmo como eram as circunstancias em que essa profecia foi pronunciada, é só ler, em Jeremias 37:5-10, as palavras do profeta, que nessa época tava em Jerusalém, ali por ocasião do cerco final de Jerusalém. Escute bem.

Eu vou ler pra você aqui. “Enquanto isso, o exército do faraó tinha saído do Egito. E quando os babilônios que cercavam Jerusalém ouviram isso, retiraram o cerco. O SENHOR dirigiu esta palavra ao profeta Jeremias: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Digam ao rei de Judá, que os mandou para consultar-me: O exército do faraó, que saiu do Egito para vir ajudá-los, retornará à sua própria terra, ao Egito. Os babilônios voltarão e atacarão esta cidade; eles a conquistarão e a destruirão a fogo”. Assim diz o SENHOR: “Não se enganem a si mesmos, dizendo: ‘Os babilônios certamente vão embora’.

Porque eles não vão. Ainda que vocês derrotassem todo o exército babilônio que está atacando vocês, e só lhe restassem homens feridos em suas tendas, eles se levantariam e incendiariam esta cidade”. Tá entendendo, amigo ouvinte? Continue aumentando esse entendimento lendo Ezequiel capítulo 31, ok?