Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Efésios 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 14/10/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Éfeso. Já ouviu falar dessa cidade? O apóstolo João morou lá. Paulo foi pastor da igreja dos cristãos que ficava em Éfeso. E quando ele foi pra Roma, no segundo ano, lá de Roma, escreveu essa carta pros efésios, que está aí na Bíblia, que é o livro que a gente começa a ler hoje. E sabe, amigo ouvinte, que naquela época, Éfeso era uma cidade rica, com um comercio muito convidativo, mas o mais importante na cidade de Éfeso era a religião que rolava por lá. Porque era o seguinte. Tinha a Diana, sabe, que era a deusa da fertilidade. E como a gente vê ali em Atos capitulo dezenove verso vinte e sete, toda a Ásia, e o mundo todo, adoravam essa deusa, a Deusa Diana. E essa religião dominava tudo, ali na cidade de Éfeso.

E o quê que isso tem a ver com a gente hoje, né? Tem alguma coisa a ver, porque senão a carta aos Efésios não estaria na Bíblia, concorda comigo? Então, pra gente, amigo ouvinte, a cidade de Éfeso simboliza o desafio espiritual da escolha que todo ser humano tem que fazer, em qualquer lugar, em qualquer época. Cristo Jesus ou a deusa Diana? Ou seja, os enganos do diabo ou a o caminho a verdade e a vida? Entende? Então agora, pensando nisso, leia sobre as bênçãos espirituais em Cristo, as ações de graça e a oração, em Efésios um, beleza?

Na primeira parte do capítulo, até no verso 14, nós temos uma longa sentença na qual Paulo oferece ação de graças e louvor. A doxologia dá uma perspectiva panorâmica e cósmica do plano da redenção no Céu, na Terra e no tempo do fim. E daí, do verso 15 em diante, temos a oração intercessora de Paulo pelos efésios. Uma estrada para Deus, que deve ser encarada com grande cuidado e reverência. Nenhum chavão sem sentido, expressão vazia ou cerimônia simplista. Em lugar disso, a oração de Paulo apresenta ação de graças e intercessão. O que devemos fazer, ao orar.