Rede Novo Tempo de Comunicação

Deuteronômio 34

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 19/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Em 1976, ano em que eu nasci, a CBF, que na época era CBD, criou o dia nacional do futebol, pra ser comemorado em 19/07, dia escolhido por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, RS, fundado no dia 19/07/1900. Este clube, é carinhosamente chamado de vovô.  

O vovô Moisés é o personagem do capítulo bíblico de hoje, 19/07/22, com 120 anos. E o triste aqui é que este capítulo não é o relato do nascimento de Moisés, não. Aqui temos a morte de Moisés. Pobre Moisés! Depois de chegar tão longe e passar por tanta coisa, ficar de fora do cumprimento da promessa a Abrão! Mas somos lembrados do quanto Moisés era um homem especial: Deus falava com ele face a face e nunca houve profeta como ele. 

Patriarcas e Profetas, p. 471-472: “Na solidão, Moisés reviu sua vida de lutas e dificuldades, desde que havia deixado as honras da corte e de um reino que poderia ter sido seu no Egito, para arriscar o futuro com o povo escolhido de Deus. Lembrou- se dos longos anos no deserto com os rebanhos de Jetro, do aparecimento do Anjo na sarça ardente e do chamado para libertar Israel. Viu de novo os milagres do poder de Deus realizados em favor do povo escolhido e Sua paciente misericórdia durante os anos de peregrinação e rebelião. Apesar de tudo que Deus tinha feito pelo povo, apesar das próprias orações e dos esforços de Moisés, apenas dois de todos os adultos do vasto exército que deixou o Egito foram considerados dignos de entrar na terra prometida. Revendo os resultados de seus trabalhos, sua vida de provações e sacrifícios, Moisés tinha a impressão de que quase tudo havia sido em vão” 

Deuteronômio 34:4 diz algo interessante. “Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo que a daria à descendência deles”. O Senhor usou quase as mesmas palavras que havia dito repetidamente aos patriarcas e seus filhos, sobre dar-lhes a terra. Naquele momento, Ele as repetiu a Moisés. O Senhor também disse: “Estou permitindo que você a veja com os seus olhos, mas você não entrará nela”. Não havia como Moisés, parado onde estava, ter visto tudo o que o Senhor lhe apontou, de Moabe a Dã, a Naftali e assim por diante. Foi uma revelação sobrenatural, não apenas da terra, mas de como seria depois que tivessem tomado posse dela. 

Era como se Deus estivesse provocando Moisés, cutucando a ferida: Você poderia ter estado aqui se tivesse Me obedecido. Mas o Senhor mostrou a ele que apesar do erro do Seu servo, Deus seria fiel às promessas da aliança feita com os patriarcas e com Israel. Além disso, o Senhor tinha algo melhor para aquele servo fiel e imperfeito, que era o próprio Céu! 

É, meu amigo, tudo dessa vida passa. Por isso, o que devemos ter no nosso coração, é o Céu. 

Fonte: Lição da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 2021.