Rede Novo Tempo de Comunicação

Deuteronômio 19

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 04/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Meu querido irmão em Cristo, que alegria, pra mim, poder falar aqui contigo sobre aquilo que é o bem mais precioso que a humanidade já recebeu, que é a palavra de Deus. Fico muito feliz viu, de ter você aqui comigo. E você, como está? Tudo bem? Ou você tá precisando de uma melhorada? Hum? Então quem sabe seja a leitura de hoje que vai trazer uma ajuda pra você quanto a isso. Você duvida? Então vamos dar uma olhada? Olha só. 

Pra gente iniciar a nossa reflexão de hoje, eu quero lhe fazer umas perguntas. Beleza? Pra você pensar, enquanto eu faço o comentário bíblico aqui. É o seguinte. Qual é a sua experiência em obedecer a Deus? Quais são seus motivos para obedecer? Deve ser por amor? Segundo a Bíblia, qual é o papel do temor nessa questão? É pra você pensar mesmo. 

Veja bem. Israel tinha sido chamado para amar a Deus, porém isso só poderia acontecer de forma individual. Cada israelita tinha que fazer a escolha de amar a Deus e demonstrar esse amor por meio da obediência. Por isso, temos então o tema do amor e da obediência a Deus como um assunto recorrente em várias passagens do livro de Deuteronômio. E é a pérola que nós podemos destacar aí de Deuteronômio 19, no verso 9. 

Sabe, meu amigo, a Palavra de Deus não poderia ser mais clara. Deus não apenas diz que nos ama, mas revela esse amor por nós pelo que fez e ainda faz. Portanto, Seu povo também deve mostrar amor por meio de ações. Nesses textos, vemos que o amor a Deus está inseparavelmente ligado à obediência a Ele. 

É por isso que, quando João diz: “Este é o amor de Deus: que guarde-mos os Seus mandamentos” (1Jo 5:3), ou quando Jesus diz: “Se vocês Me amam, guardarão os Meus mandamentos” (Jo 14:15), estão meramente expressando esse ensino básico. O amor a Deus sempre deve ser expresso pela obediência, e isso significa obediência à Sua lei, os Dez Mandamentos, que inclui o quarto mandamento, o sábado. 

Embora exista a possibilidade de haver legalismo na guarda de qualquer um dos mandamentos, nesse tipo de obediência não estamos falando de uma demonstração de amor a Deus. Existe uma outra forma de obediência, que é por amor ao Senhor. Sim, quando de fato O amamos, especialmente por causa do que fez por nós em Cristo Jesus, queremos obedecer-Lhe, porque é isso o que Ele nos pede que façamos. 

Quando Moisés disse vez após vez aos israelitas que amassem e obedecessem a Deus, fez isso depois que eles foram libertos do Egito. Ou seja, seu amor e obediência foram uma resposta à redenção que Deus lhes tinha dado. Eles foram redimidos pelo Senhor e responderiam obedecendo fielmente a Seus mandamentos. Percebe? Então, poque hoje seria diferente? Num é mesmo? 

Você ama a Jesus, meu querido amigo ouvinte? Então dê a sua prova de amor a Ele. A prova dEle, do amor dEle por você foi morrer na cruz. A sua prova a Ele é guardar os mandamentos. Amém?