Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Deuteronômio 13

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 28/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido irmão em Cristo, tudo bem com você? Você está lendo a Bíblia todos os dias? Eu espero que sim. E eu quero lhe perguntar: você conhece algum profeta falso? Não??? Mas você não sabia, que bem pertinho de onde você mora, tem uns falsos profetas? É meu amigo, eles estão por toda parte. E estão também na nossa leitura de hoje, aí em Deuteronômio 13. 

Como é que a gente faz pra saber se um profeta é falso ou verdadeiro? Primeiro, de acordo com Isaías 8:19-20, o profeta verdadeiro tem que ser guardador dos dez mandamentos. O segundo ponto, é que suas profecias têm se cumprir. Jeremias 28:9. E também, um profeta verdadeiro aceita e reconhece a encarnação de Cristo. 1João 4:1-3. Profeta que é de Deus, reconhece a Jesus como sendo plenamente Deus, e ponto final. 

Percebe que tem muita gente por aí dizendo que tem revelação, mas que não passa de falso profeta? Guarda os Dez mandamentos? Testemunha de Jesus como Deus-Salvador? O que ele fala, se cumpre? Leva as pessoas a serem obedientes a Deus? Tem uma vida digna de ser representante de Jesus? Se sim, ele provavelmente seja um pregador, de Deus. Se não, meu amigo, não dê crédito a essa pessoa.  

Além disso, neste capítulo de hoje Moisés adverte o povo contra o perigo da idolatria, e exorta o povo acabar rapidamente com toda a eclosão deste mal, de onde quer que ele venha. O indivíduo ou grupo que tentasse o povo de Deus à prática de idolatria deveria ser apedrejado até a morte, fosse ele um profeta, parente próximo, ou uma comunidade! 

Sim! Não se deveria seguir um profeta que havia encorajado as pessoas a praticar idolatria, mesmo que ele fizesse milagres ou predições acertadas! Não importava! Era falso profeta e deveria morrer. Os homens perversos (v.13) eram pessoas desprezíveis, ou filhos inúteis. Qualquer grupo que instigasse o povo de sua cidade a se afastar de Deus para ir atrás dos ídolos, deveria ser morto junto com os habitantes daquela cidade, que deveria ser queimada. 

Talvez você esteja pensando: essa orientação é muito dura! Mas nada é pior que pessoas e ideias que nos afastam de Deus! Porque isso provocará a nossa destruição eterna! 

A mesma punição fatal deveria ser aplicada tanto a uma cidade Israelita idólatra quanto as cidades cananéia. Isto é: destruição total; Deus não é parcial! Ele lida severamente com o pecado mesmo entre Seu povo escolhido! Mas, se os motivos claros são diferentes, no caso de uma cidade judaica sua motivação seria a disciplina paterna a fim de corrigir a nação. 

Meu querido amigo, quando nos afastamos de Deus não somente ferimos o coração dEle, mas também causamos danos terríveis para nós mesmos, porque viver longe do pai celestial causa danos irreparáveis à nossa identidade como filhos de Deus. Por isso, permaneça nEle, sempre.  

Se você ama a Jesus, guarde os mandamentos, seja feliz, na Graça dEle, Faça a leitura de hoje, e fique na paz! Amém? Bênçãos para você!