Rede Novo Tempo de Comunicação

Deuteronômio 09

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 24/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Tudo bem? O texto bíblico de hoje é Deuteronômio capítulo nove. Eu vou comentar a primeira parte do capítulo aqui, e vou dar uma tarefa de casa pra você, sobre segunda metade de Deuteronômio 9, ok? 

Então vamos lá.  Pense comigo aqui, o seguinte. O tema da justificação pela fé é central na religião cristã e bíblica, certo?. “O que diz a Escritura?: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça’” (Rm 4:3). 

No livro A Fé Pela Qual Eu Vivo, p. 107, isso está expresso isso da seguinte maneira: “Que é justificação pela fé? É a atuação de Deus abatendo até ao pó a glória do homem e fazendo por ele aquilo que não está em sua capacidade fazer por si mesmo. Quando o homem percebe sua insignificância, então está preparado para ser vestido com a justiça de Cristo”. 

Ao considerarmos quem é Deus, um Ser santo, em contraste com quem nós somos, seres profanos, seria necessário um incrível ato de graça para nos salvar. Esse ato aconteceu na cruz, com Cristo, o Inocente, morrendo pelos pecados dos culpados. 

E é com esse contexto em mente, meu querido irmão, que eu destaco aqui pra você Deuteronômio 9:1-6. O que Moisés disse ao povo que revela de forma dramática a realidade da graça para os indignos? Como isso reflete o princípio da justificação pela fé? Hum? Já parou pra pensar nisso? Deus lhes deu a terra não porque eram bons. Na verdade, não a mereciam. Não foi por suas obras, mas pela graça divina. 

Rsrsrs. É incrível! Se alguém quiser resumir o ensino de Paulo sobre o evangelho, talvez possa usar Deuteronômio 9:5: “Não é por causa da justiça de vocês, nem por causa da retidão do seu coração” que Deus irá salvá-los. Ele o fará por causa da promessa do evangelho eterno que nos foi dada não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”, não podendo ser ser fundamentada em nossas obras, visto que nem mesmo existíamos antes desse tempo, né. 

Resumindo, apesar de nossas falhas, erros e teimosia, o Senhor fará essa obra maravilhosa por nós e em nós. Portanto, como resultado, o Senhor ordena que obedeçamos a Ele e às Suas leis. A promessa já foi dada e cumprida: obras e obediência, mesmo que fossem boas o suficiente (o que não são), não são os meios de nossa salvação; são, em vez disso, o resultado. Por quê? Porque o Senhor nos salvou pela graça. 

E agora, qual é a nossa parte, né? A nossa parte é o seguinte. Com a lei de Deus escrita em nosso coração, e Seu Espírito nos capacitando, sermos obedientes à lei do Senhor. 

E é aqui que vem o que pode ser um pensamento conclusivo resultante da reflexão sobre o que nos apresenta a segunda metade de Deuteronômio 9. Entendeu qual é a tarefa de casa? Leia, e comente: o que você diria de Deuteronômio 9:7-28? 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 4º Trimestre de 2021.