Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

Deuteronômio 06

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 21/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido irmão em Cristo, olá meu dileto ouvinte dessa rádio maravilhosa, olá você que gosta de crescer na sabedoria da palavra de Deus, eu sou o pastor Valdeci Júnior, esse é o programa Reavivados Por Sua Palavra da rede Novo Tempo, e pra mim é uma alegria muito grande poder meditar aqui com você sobre mais um capítulo da Bíblia, que vem nos ensinando aqui hoje sobre Educação, que é o capítulo 6 do livro de Deuteronômino, né. Você já leu esse capítulo hoje, meu prezado amigo ouvinte? Porque essa é a proposta do projeto #rpsp pra hoje, 21/06/2022, sabia: cada um ler, na sua Bíblia, Deuteronómio 6. Não importa onde você esteja, ou o que você tenha pra fazer hoje. Por exemplo, eu estou aqui no Paraná, onde eu moro, tenho aqui o meu trabalho de pastorear as minhas igrejas, mas antes de começar as minhas atividades de hoje, em primeiro lugar, eu dediquei um tempo pra meditar nesse texto bíblico, com o qual eu aprendi lições preciosas, principalmente sobre processo educacional. 

E falando nisso, como hoje é 21/06, eu me lembro do saudoso presidente João Figueiredo, que no dia 21/06/1982, assinou um decreto que regulamentava uma lei que organizava a execução do ensino nos CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica). Foi tão bom, que durou 22 anos, porque ele trazia muita integração entre os diferente níveis de ensino, entre os ensinos teóricos e as relevâncias práticas do saber e entre a formação dos alunos e o aproveitamento delas no mercado de trabalho. E aquela visão de integralidade na educação nunca deixou de ser importante. Tanto é que a atual Base Nacional Curricular Comum (BNCC) afirma de maneira explícita o seu compromisso com a formação integral. E isso não acontece só nas escolas públicas. Por exemplo, a rede de educação das escolas adventistas também sempre trabalhou com essa visão de educação integral. 

Eu estava lendo aqui um artigo no site Brasil Paralelo, muito bom sobre educação, intitulado assim: “O que é educação? Descubra o conceito e o caminho segundo a Filosofia Clássica”, porque ele vem trazendo uma fundamentação de educação orientada em Platão, né, mas do qual me chamou a atenção, ao afirmar que “a educação pode ser definida como o processo do desenvolvimento do homem rumo a sua realização plena”. E isso é desejo de muita gente. Ontem, por exemplo, o jornal Gazeta do Povo publicou uma notícia mencionando que “o Senado abriu uma consulta pública para colher os votos dos brasileiros sobre o projeto que regulamenta a prática do homeschooling”, que é o direito de praticar a educação formal da criança em casa, pra poder oferecer pra ela uma integralidade melhor na formação dela, né. Inclusive, amigo ouvinte, eu incentivo você a entrar lá e votar sim pra esse projeto, porque ele é muito alinhado ao que Deuteronomio 6 orienta, que é quanto ao ensino de sobre como os pais devem ensinar os seus filhos no seio do lar.  

Irineu de Lyon definia o homem como um ser perfectível. Aperfeiçoe-se, você também, lendo hoje, Deuteronômio 6!.