Rede Novo Tempo de Comunicação

Deuteronômio 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 16/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte dessa rede de rádios maravilhosa que tocam a voz da esperança, que são as rádios Novo Tempo, tudo bem com você? Eu espero que sim. Eu espero também que você esteja firme com a gente seguindo a sequência do projeto Reavivados Por Sua Palavra, viu? Porque hoje, né, 16/06/2022, nós temos a grata satisfação de começarmos a leitura de mais um próximo livro da Bíblia, que no caso é o livro de Deuteronômio, certo? 

Esse livro, meu querido irmão, ele encerra o Pentateuco, e foi escrito por Moisés, por volta de 1.400 a.C., exceto a conclusão adicionada após a morte de Moisés (Dt 34). E quanto ao tema desse livro, seus títulos fazem referência a seu conteúdo: Deuteronomiou, utilizado na primeira versão grega do Antigo Testamento (Septuaginta ou LXX), que significa “repetição da lei”, conforme o título hebraico Mishneh Torah. E, em hebraico, Devarim (nome extraído da frase de abertura do livro), que significa “Palavras”, “Falas”, “Discursos”, que traduz bem o que vem a ser o contexto do livro, né. 

Sabe que, no início de Deuteronômio, podemos aprender um pouco sobre a incrível precisão divina. O ano quadragésimo (vs3), daquela contagem do tempo determinado por Deus para que entrassem na terra prometida, de, para cada dia de rebelião, um ano de peregrinação, como sendo o ano em que começa Deuteronômio. Ou seja, nos versos iniciais desse livro (1-6), vemos que a palavra profética de Deus é tão confiável quanto o próprio Senhor. Isso nos dá a certeza de que podemos confiar Nele e no que Ele disse que ainda irá acontecer. 

Os versos 9-11 mostram que Deus não lhes reteve as bênçãos. Em meio às peregrinações no deserto, eles foram abençoados pela graça. E Moisés pediu a Deus que lhes multiplicasse mil vezes mais do que o Senhor já havia feito!  

O povo estava tão numeroso, veja aí nos versos 12-17, que Moisés precisou nomear líderes e juízes. Mesmo quando o Senhor estava presente entre eles, havia a necessidade de organização, de um sistema de prestação de contas, como a eclesia do NT. Da mesma forma, a igreja no presente precisa ser um corpo unificado com pessoas desempenhando vários papéis segundo seus dons. Apesar de que existam pessoas que torçam o nariz para a organização da igreja, a Bíblia não reconhece algum suposto tipo de igreja desorganizada. 

Quando nos desalinhamos da organização, acontecem coisas como essa relembrada aí a partir do verso 20, que foi a infeliz história de Cades-Barneia, que define aí o primeiro cenário relatado em Deuteronômio. Você se lembra, de quando o povo reagiu ao relato dos espias e se entregando ao medo, em vez de confiar em Deus? Daí tiveram que ficar por décadas vagando no deserto. 

O meu apelo a você, meu querido amigo ouvinte, é que você leia hoje o primeiro capítulo de Deuteronômio, e que ao longo destes próximos 33 dias você leia todo esse livro, pra que assim, +Perto de D-s, você e eu fiquemos mais Reavivados Por Sua Palavra! 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 4º Trimestre de 2021.