Rede Novo Tempo de Comunicação

2º Timóteo 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 11/11/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Oi, tudo bem? E aí, tudo certinho com você? Eu estou perguntando isso porque eu me preocupo com você. Eu quero o seu bem, entendeu? E eu sei que uma coisa que pode contribuir pro seu bem é a palavra de Deus. Por isso, eu vim aqui pedir a você que, por favor, não deixe de ler hoje, 2ºTimóteo 01. Ok?

A Segunda Epístola a Timóteo, amigo ouvinte, foi escrita por Paulo, de Roma, durante sua segunda prisão naquela cidade, por volta do ano 66 DC. Nós podemos supor que logo após a redação da Primeira Epístola a Timóteo, o apóstolo foi preso em Nicópolis, ‘a cidade da vitória ‘, na região de Épiro (veja Tito 3:12), provavelmente sob a acusação capital de estar ligado ao incêndio de Roma (64 DC), e após uma breve demora foi transportado para a Itália. Sem dúvida, pouco depois dessa primeira audiência, Paulo, sentindo que o fim para ele estava próximo, escreveu esta segunda epístola a Timóteo. A data exata da passagem dele, como mártir, para o seu descanso é desconhecida. Mas, pelo jeito, não demorou muito. Apesar da convocação urgente, nenhuma tradição fala de Timóteo novamente olhando no rosto de seu amado mestre, Paulo de Tarso. Mas eles eram muito ligados um ao outro. Algo interessante a ser destacado em 2ºTimóteo 01 é o relacionamento de Paulo com Timóteo.

Relacionamento tipo de pai e filho, ou de dois irmãos. Relacionamento fraternal, de duas pessoas que não tinham laços sanguíneos. Por que, né? Por que isso acontece? Sabe, amigo, os pecadores, separados de Deus, tornam-se membros da família universal de Deus por serem adotados em Cristo. Eles então desenvolvem um relacionamento familiar com seus irmãos e irmãs em Cristo que geralmente é mais próximo do que os laços familiares naturais. Por isso, meu irmão, eu quero dizer pra você que eu te amo, que eu preciso de você pra ser feliz, que você é uma parte visível de Deus e que eu creio mais em Deus porque você existe. Eu sou seu irmão, viu?