Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

2º Coríntios 12

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 06/10/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido amigo, tudo bem com você? Ou você está sofrendo algum tipo de Espinho na Carne? Porque, no capítulo bíblico de hoje Paulo fala que tinha uma espécie de Espinho na Carne, né? Obviamente, muito provavelmente ele estava falando de forma figurada, de algum sofrimento importante. Mas, que sofrimento, será? O que Paulo tinha, né? Como a Bíblia não revela diretamente, a teologia apresenta várias hipóteses. Talvez fossem tentações sexuais Romanos 7:18-19, os inimigos e a oposição,  2º Coríntios 11:23-26; 12:7, 11-12, Gálatas 1:7, talvez fosse a natureza esquentada que o apóstolo tinha, Gálatas 2:11; 1º Timóteo 1:20, e talvez fosse uma péssima oratória que ele apresentasse 2° Coríntios 2:10; 3, 4.

Mas apesar de que existam estas várias conjecturas teológicas do que poderia ser o “espinho na carne” do apóstolo Paulo, é muito grande a possibilidade de que o “espinho na carne” de Paulo fosse um problema de visão consequente da experiência que ele teve na estrada de Damasco (Atos 9:1-9 e 10-19). Gálatas 4:13-15 fala que Paulo tinha uma enfermidade física, e que se os gálatas pudessem, eles teriam arrancado seus próprios olhos para os dar ao apóstolo.

Ele sempre assinava suas cartas com letras grandes. Se o “espinho na carne” for este problema de visão, podemos aprender que: 1) nem todos os problemas de um cristão são espirituais; 2) nem todas as doenças se originam diretamente do Diabo; e 3) nem sempre Deus nos dá o restabelecimento completo. Tudo depende dos planos dEle, que são maiores do que nós mesmos podemos compreender (Isaías 55:8-9). O fato é que a maior alegria da vida cristã não é ser arrebatado a Deus em visão.

A maior alegria acontece quando Deus desce a nós e torna conhecida a Sua presença em meio às nossas fraquezas. Nossa exaltação não pode ser comparada com a condescendência de Deus. Quando você estiver passando por um grande problema, lembre-se de que o Senhor pode estar virando-se pra você e lhe dizendo: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Leia 2° Coríntios 12, ok? Um abraço, Valdeci Jr.